Reiki é uma terapia complementar, caracterizado pela imposição das mãos no ser humano com objetivo de reestabelecer o equilíbrio, físico, mental e espiritual. Este trabalho visa identificar a produção científica sobre a terapia complementar reiki, a partir de uma revisão narrativa da literatura, realizada através de uma busca na Biblioteca Virtual da Saúde, entre os anos de 2007 a 2012.
Foram encontrados um total de 398 artigos, indexados no MEDLINE, LILACS e BDENF, usando os descritores reiki e enfermagem e reiki e cuidado. Foram incluídos no estudo 6 artigos, sendo 1 publicado em periódico brasileiro e 5 em periódicos estrangeiros, disponibilizado apenas o resumo em inglês. Constata-se que, dos artigos analisados, podemos afirmar que o reiki, enquanto dispositivo de cuidado, provoca mudanças significativas no indivíduo, principalmente em relação a ansiedade, dores, estresse, aumento das células de defesa e diminuição dos níveis pressóricos. Poucos estudos têm sido publicados para demonstrar a eficácia do reiki é fundamental na prática da enfermagem e assim de suma importância que este tenha em mãos esta ferramenta do cuidado, podendo assim publicar suas experiências e estudos, pois quanto mais estudos publicados mais motivação se tem para colocar em prática este dispositivo tão importante para o equilíbrio do ser humano.
Este trabalho foi publicado no dia 12 de Maio de 2020, na celebração do Dia Internacional do Enfermeiro. O nosso muito obrigado à Paula Duarte, membro dos órgãos sociais e enfermeira, que contribuiu com este e muitos outros materiais de estudo sobre os benefícios de Reiki.
Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

