Reiki para Seniores, uma partilha da experiência na terapia em voluntariado
Reiki para Seniores, uma partilha da experiência na terapia em voluntariado

Reiki para Seniores, uma partilha da experiência na terapia em voluntariado

A residência Sénior A80 fica na Abrunheira, concelho de Sintra, e foi inaugurada em 2015.
Tem capacidade para receber 48 utentes.
Em Setembro de 2016, o Núcleo de Reiki de São Pedro de Sintra, coordenado pela Paula Baúto, deslocou-se às instalações da A80, para fazer uma apresentação e explicar o que é o Reiki e para que serve. Surgiu então a possibilidade de proporcionar aos utentes da A80, sessões de Reiki.
Ofereci-me como voluntária e foi assim que conheci a residência.
Sou sempre muitíssimo bem recebida por toda a gente e fico sempre muito feliz nos dias de voluntariado na A80. Para além de ser um prazer dar Reiki ainda temos a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas.
Comecei por fazer Reiki à D. Antónia. Fiz uma sessão e a senhora e a família optaram por parar.
Foi então que me apareceu a D. Francisca. A D. Francisca estava na A80 à pouco mais de 1 semana. Trata-se de uma utente com 80 e tal anos. É dos Açores e sempre lá viveu. Sempre foi uma mulher dinâmica e autónoma até ter um AVC. Foi há cerca de 9 meses. Tem paralisia no lado esquerdo do corpo. Não mexe a mão nem o pé.
Na primeira sessão não falou muito. Foi educada mas sempre mantendo uma certa desconfiança e afastamento. Estava triste e desmotivada. Lá me foi dizendo que já tinha ouvido falar de Reiki e que o Reiki ajudou muito um conhecido dela e por isso aceitou receber Reiki.
Na sessão seguinte falou um pouco mais, mas continuava desconfiada e era notório que ainda não confiava em ninguém, o que era compreensível dado que só ali estava à cerca de 2 semanas.
Nas sessões seguintes a D. Francisca já sorria, conversava… contava histórias da terra dela, falava de política. Até hoje fiz-lhe um total de 6 sessões.
Falamos muito e ela mesma me disse que é uma pessoa pessimista. Fui falando dos Cinco Princípios… sobre a importância do confiar e do fazer o melhor que conseguir para ajudar os técnicos que a ajudam na fisioterapia.
A D. Francisca já vai sentindo “picadas” nos braços e nas pernas e até já consegue manter o pé esquerdo mais direito.
Na minha visita da semana passada, a diretora da residência veio-me contar que todos os colaboradores e mesmo a família, notam melhorias na D. Francisca, principalmente em termos de ânimo e abertura para os outros.
Sempre que algum utente faz anos, a residência tenta, dentro das suas possibilidades, fazer um agrado aos aniversariantes. A D. Francisca fez anos no dia 14 de Fevereiro… Adivinhem lá o que a minha D. Francisca pediu de prenda de aniversário? Uma sessão de Reiki! E ainda disse que não lhe podiam dar prenda melhor. Não é fantástico?
E por momentos… tudo ficou cor-de-rosa!
Quinta-feira às 11 horas lá estarei… cheia de Reiki e carinho para dar.
Grata!
Patricia Branco, voluntária, Mestre e Terapeuta de Reiki
Nota: Os nomes dos utentes foram alterados para proteger a sua identidade.