Reiki e Yôga – Alimentos para a Alma
Um método desenvolvido por Juliana Luz de Ávila
Quem já não entrou num restaurante, morrendo de fome, e após uma bela e saborosa refeição, sentiu aquela sensação incrível de prazer e saciedade?! Pois é, essa foi a forma mais perfeita que encontrei para descrever neste artigo, o que senti depois de passar pela experiência de Reiki e Yôga, juntos, na mesma sessão!
Esse é o trabalho realizado pela brasileira Juliana Luz de Ávila, 42 anos, com formação em Yôga e Especialização com Mestre DeRose, além de cursos de Respiração, Cromoterapia, Florais, Radiestesia, Aromaterapia e Formação em Reiki I,II e III.
O Método DeRose, já há muito tempo, passou a ser bem mais que um simples curso para constituir uma cultura, um estilo de se viver. Seu aspecto fundamental é o alcance do bem-estar pessoal. Para atingir essa meta, diversas ferramentas são utilizadas, entre elas, técnicas respiratórias, técnicas orgânicas que melhoram o tônus muscular e a flexibilidade, além de procedimentos para o aprimoramento da descontração emocional e da concentração mental. Tudo isso visando a expansão da lucidez e o autoconhecimento. (Extraído do Blog do DeRose)
Na prática da Yôga se vocalizam os mantras, que são sons e ultra-sons que aplicam vibração vocálica para desesclerosar meridianos energéticos, proporcionam o aquietamento das ondas mentais, assim como a dinamização os chakras.
Como já sabemos, o Reiki é transmitido através da imposição das mãos e baseia-se na ideia de que uma energia vital invisível (“KI”) flui, aumentando e sincronizando esta energia localizada nos pontos de sua maior concentração, os chakras.
Eis o ponto convergente destas duas práticas! E por isso que juntas, tanto funciona, tornando incrível e indescritível a sensação e o benefício que produz uma sessão com Reiki e Yôga aliados. Conversando com a Juliana…
Como surgiu a ideia de aliar as práticas do Reiki com a Yôga?
A ideia surgiu quando eu percebi que o atendimento individual surtia mais efeito que em grupo, então resolvi incluir o Reiki no final das aulas ao invés dos relaxamentos usuais das aulas de Yôga.
Como chegam as pessoas, emocionalmente falando, nas sessões? E ao sair, como estão?
As pessoas chegam realmente sentindo-se estressadas, confusas em relação aos seus problemas e suas resoluções. Ao sair, sentem-se carregando menos peso, mais confiantes. Que suas vidas podem melhorar a cada dia, porque de fato o que muda é o modo de encarar a Vida!
Qual o ponto de convergência entre as duas práticas?
Complementam-se! O Yôga trabalha ao mesmo tempo o físico e o psico-físico atuando na área emocional e o Reiki por sua vez, atua diretamente nos centros energéticos, fortificando-os, energizando-os, trazendo mais autonomia ao ser, de forma integral, reestabelecendo-o na saúde física, mental e espiritual.
Resumindo: Yôga e Reiki – alimentos para a Alma!