Saturday, October 31, 2020

2º Simpósio Luso Brasileiro de Reiki conclusões

O 2º Simpósio Luso Brasileiro de Reiki realizou-se nos dias 16 e 17 de Abril de 2011. Um trabalho excelente para o qual não há palavras para agradecer, senão como uma verdadeira demonstração do espírito do Reiki, do que é ser um praticante de Reiki. Foi um evento além fronteiras de partilha de saberes, perspectivas e visões sobre o Reiki e a sua integração na Saúde. Há um agradecimento especial à Prof. Maura Ferreira e ao Prof. Ricardo Monezi pela organização deste evento que já vem de há um ano. Um grande obrigado também ao Prof. Dr. António Cabrita por representar a perspectiva de Portugal e da Associação Portuguesa de Reiki. Este foi um Simpósio realizado em par com outras associações como a ARCA (Associação de Reikianos do Cariri) e a Chama Acessa, mostrando o valor do trabalho social que o Reiki pode ter e o verdadeiro espírito de colaboração que deve existir entre os praticantes de Reiki.

Esperamos que o 3º Simpósio Luso Brasileiro de Reiki, desta vez em Portugal, seja também um tão bom e grande momento para esta terapia e filosofia de vida que é o Reiki. De seguida deixamos as recomendações retiradas do Simpósio e toda a lista pessoas a quem devemos a devida gratidão. Como dizia o nosso Mestre Mikao Usui “Só por hoje, sou grato” de coração por todo este trabalho e partilha.

Segundo Simpósio Luso-brasileiro de reiki – recomendações

O Segundo Simpósio Luso-brasileiro de reiki, teve como tema “o impacto da terapia reiki na qualidade de vida e no tratamento de doenças crônicas” e se consolidou como um fórum de discussão envolvendo não só a técnica e seus efeitos, mas também o intercâmbio de pesquisas científicas entre pesquisadores do Brasil e de Portugal a respeito dos resultados de seu uso como tratamento terapêutico. Além disso, a presença de representantes do Consulado de Portugal em Fortaleza e do Ministério da Saúde, e a reflexão a respeito do cotidiano dos jovens envolvidos no tráfico situaram a discussão no âmbito do social, tratando da potencial contribuição do uso do reiki como uma possível política pública de saúde.
O reiki, técnica japonesa de cuidado integrativo , compreende que tudo no Universo é feito de energia e a mesma flui à nossa volta e dentro de nós. A técnica já é usada como complemento terapêutico em hospitais no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha. Conta com inúmeras indicações positivas, entre as quais se pode citar como exemplo o aumento da qualidade de vida do paciente através da indução de um estado de relaxamento, harmonia e bem estar, ressaltando que a prática do Reiki não requer equipamentos ou mesmo a vinculação direta a um sistema de crenças.

Dessa maneira, o Segundo Simpósio Luso-brasileiro de reiki recomenda que é de vital importância a formação de grupos técnicos mutidisciplinares que se proponham a realizar investigações e discussões a respeito da terapêutica Reiki, a fim de validá-la não apenas como ferramenta a ser empregada para desenvolver a saúde fisiológica, mas visando também o desenvolvimento da saúde psicológica, mental, social e espiritual do ser humano.
Assim, recomendamos também à sociedade uma reflexão a respeito da possibilidade da utilização do reiki como mais uma ferramenta de manejo e saúde coletiva que não se dispõe a tratar apenas quadros e sintomas específicos que atacam o organismo, mas sobretudo oferece a possibilidade de cuidar de problemas sociais, como a violência, e de grupos que necessitam
de assistência integral para a recuperação da plenitude de suas vidas, como, por exemplo, os muitos usuários de crack que hoje “sobrevivem” em quase todas as grandes capitais brasileiras.

Os palestrantes

Prof. Dr. António Cabrita
Profa. Dra. Marisa Feffermann
Prof. Dr. João Tadeu
Prof. Ricardo Monezi
Prof. Cinira Palotta
Prof. Sheyla Xenofonte
Prof. Wagner Gabriel
Prof. Wallace Liima
Dr. Cláudio Azevedo
Dr. Carmem de Simoni
Elias José da Silva
Maria Zélia
Elitiel Guedes
Prof. Maura Ferreira

Apresentação cultural

Felipe Braier
Elitiel Guedes

Apoio

Camila Alves
Regis Wendel
Edervaldo
Tereza
Tarcisio
Victor (agente viagem)
Claudia e Lorena (equipe eventos do Hotel)

Voluntários

Camila Alves de Barros
Linderval Mendes de Sena
Regis Wendel Gomes Miranda

Apoio / confecção das bolsas grupo de socio-economia solidária Ateliê  Gerasol

Karla
Maria Helena
Patricia Mara
Aline Raquel
Andreia Bento
Anderson
Jorolan
Ana conceição

Comissão Organizadora

Lissi Smith
Eliana Ximendes
Lúcia Tavares (ARCA)
Oneida Carlos (Chama Acesa)
João Magalhães (APR Monte Kurama)
Maura Ferreira

Apoio Institucional

Prefeitura de Fortaleza
SECULTFOR – Secretaria de Cultura de Fortaleza
Coordenadoria Especial de Politicas Públicas de Juventude
Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza – Francisco Brandão
Ministério da Saúde
Visão Mundial
Instituto Agropolo

Agradecimento na participação nas reuniões de pesquisadores durante o simpósio sobre projeto de pesquisa de cooperação internacional:

Pedro (UNICAMP)
Helia (UECE)
João Tadeu (UECE)
Ricardo Monezi (UNIFESP)
António Cabrita (Universidade de Coimbra)
Marisa Feffermann (Instituto de Pesquisa de São Paulo)
Sheyla Xenofonte (Universidade de Juazeiro do Norte)
Wagner Gabriel
Cinira Palotta

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 138 times, 1 visits today)