Thursday, October 29, 2020

Freguesia de São Brás debate responsabilidade social

A Comissão Social de Freguesia de São Brás, Amadora, realizou no dia 18 de Janeiro o encontro «Responsabilidade social: um instrumento de desenvolvimento humano». O evento, que decorreu nas instalações da Junta de Freguesia de São Brás, resultou da iniciativa do Dr. Pedro Santos, da Santa Casa da Misericórdia daquele concelho, entidade que é igualmente parceira da Comissão Social.
De acordo com os promotores, a importância da temática reside no facto de se observar uma «mudança de paradigma na organização e no desenvolvimento sustentável das organizações do sector da economia social». Além do Dr. Pedro Santos, esteve presente na sessão de abertura Amílcar Gonçalves Martins, presidente da Comissão Social de Freguesia de São Brás.
Para debater o tema «Responsabilidade social e envolvimento do tecido empresarial» foi convidada a Dr.ª Rute Gonçalves, do ProSama (Projecto de Responsabilidade Organizacional e Social da Amadora, Câmara Municipal da Amadora) e a Dr.ª Maria João Almeida, em representação do GRACE (Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial). O GRACE existe desde Fevereiro de 2000, tendo sido constituído por um conjunto de empresas com o objectivo de aprofundar o papel do sector empresarial no desenvolvimento social. Da sua missão fazem parte a reflexão, promoção e desenvolvimento de iniciativas de responsabilidade social empresarial. As empresas que pretendem desenvolver acções nesta área podem encontrar informação e apoio no site do organismo, em www.grace.pt.
Por seu turno, o projecto ProSama visa sensibilizar para a adopção de práticas de responsabilidade social por parte do município da Amadora e das organizações aqui implantadas, através da criação de uma dinâmica de participação e articulação contínuas e sistemáticas entre os sectores público, social e económico do município. Nesse sentido, é dever de cidadania de todos os que trabalham em empresas instaladas na área geográfica do município da Amadora apoiarem e integrarem o projecto.
No último painel do encontro aprofundou-se o tema da cidadania empresarial, tendo havido partilha de experiências por parte da Valorsul, Fundação Montepio e Grupo Chammartin.