«Maior assertividade e equilíbrio» são alguns dos benefícios constatados nos utentes da Cerciama que recebem Reiki, em regime de voluntariado, oferecido pela Associação Portuguesa de Reiki (APR). Quem o diz é Luís Rodrigues, animador cultural naquele espaço, defendendo mesmo a integração desta terapia noutras instituições congéneres.

A Cerciama existe desde 1976, na Amadora, e a sua missão consiste em ajudar crianças, jovens e adultos com deficiência, contribuindo para melhorar as suas vidas. Actualmente apoia cerca de 120 utentes. Para melhor perceber o impacto que o Reiki está ter entre aqueles que semanalmente aderem a esta terapia, Reiki em Portugal falou com Luís Rodrigues, animador cultural e responsável pelo Tr.Ama – Teatro da Cerciama (na foto um ensaio de «A maior Flor do Mundo», peça levada à cena por este grupo).

Reiki em Portugal — Há quanto tempo é disponibilizado Reiki na Cerciama?
Luís Rodrigues —
A terapia Reiki é disponibilizada pela Associação Portuguesa de Reiki na Cerciama há cerca de um ano. Neste momento, os utentes têm possibilidade de receber Reiki dois dias por semana (cerca de oito horas semanais) facultado por quatro voluntários.

RP – O que é que motivou a realização desta parceria de voluntariado com a APR?
LR —
Porque acreditamos que o Reiki, enquanto terapia alternativa, é extremamente útil a todos os níveis para a população em que intervimos. Assim, contactámos a APR, que desde logo mostrou disponibilidade e abertura para iniciar esta parceria.

RP — Qual tem sido a receptividade dos utentes?
LR–
A receptividade dos utentes é extremamente positiva. Ao longo desta parceria criou-se a rotina de, em determinados dias, haver a terapia reiki. Os utentes dizem que «é o dia do Reiki» e, nesses dias, alguns esperam desde cedo pela chegada do terapeuta. Temos também outros casos de adesão em que alguns utentes, depois de receberem a sua sessão, fazem desenhos e escrevem histórias sobre aquilo que sentiram durante o tratamento.

RP — Que benefícios têm sido constatados nesses utentes que frequentam as sessões de reiki?
LR —
Benefícios ao nível dos comportamentos, nomeadamente, maior assertividade e equilíbrio. Enquanto terapia alternativa, pela sua abrangência e simplicidade e falando só no nosso tipo de instituição, pensamos que o Reiki deveria ser instituído como prática regular, como um serviço a oferecer aos utentes. Pela nossa parte, tudo temos feito para que assim seja, divulgando o Reiki e o serviço de voluntariado a outras associações congéneres.

Contactos:
Cerciama