Sónia Gomes continua à frente do Núcleo do Porto da Associação Portuguesa de Reiki (APR), tarefa que assume desde 2009. A coordenadora faz um balanço «extremamente positivo» do caminho percorrido até aqui e garante que um dos motivos que explica a sua recandidatura prende-se com a «continuação da divulgação do Reiki e a necessidade de regulamentação e legalização da prática».

Olhando para os três anos passados a coordenar o Núcleo do Porto, Sónia Gomes não tem dúvidas em considerar a tarefa como «enriquecedora». «Foi muito gratificante e ajudou-me a crescer muito como ser humano», conclui, salientando que «as acções e actividades desenvolvidas foram muito construtivas para uma maior divulgação do Reiki e para uma maior proximidade entre o cidadão comum e a Associação». Ainda assim, lembra que tal «inicialmente não foi fácil, mas a motivação era muita e as coisas foram fluindo com toda a naturalidade».

Questionada sobre o que a motiva a continuar à frente do Núcleo, a coordenadora explica que «a partilha com todos os colegas da Associação é um factor determinante». «Tenho excelentes colegas, pessoas com quem criei laços e que são fundamentais para que o trabalho possa ser desenvolvido com rigor e profissionalismo, pois sozinhos não conseguimos empreender a mudança necessária», justifica. Porém, uma das suas maiores motivações neste momento é a «continuação da divulgação do Reiki e a necessidade de regulamentação e legalização da Prática». A este propósito, considera mesmo que «a APR tem uma grande responsabilidade nesta área».

Actividades
Entre as actividades que prevê dinamizar em breve, Sónia Gomes destaca o habitual Chá com Reiki, que deverá realizar-se no dia 24 de Março às 18h. Já nos dias 13, 14 e 15 de Abril, o Núcleo promoverá um retiro de Reiki e meditação em Paredes de Coura, subordinado ao tema «Momento presente, momento maravilhoso», durante o qual serão abordadas algumas técnicas japonesas de Reiki e práticas de meditação. Existem outras acções em preparação, mas ainda sem data definida.

Sónia Gomes

CONTACTOS
Núcleo do Porto

Spaso Zen
Rua do Campo Alegre, 1256
4150-174 Porto
22 609 97 23/91 262 03 32.
reiki@spasozen.com