Desde Abril de 2011 que a Associação Portuguesa de Reiki (APR) disponibiliza Reiki na Ajuda de Mãe através de um protocolo de voluntariado. Ultrapassadas as dúvidas iniciais, mães e crianças revelam agora «muita receptividade» à terapia, de acordo com Filipa Fernandes, psicóloga da instituição.

A Ajuda de Mãe é uma Instituição Particular de Solidariedade Social criada em 1991 com o objectivo de apoiar a mulher grávida. Para tal, informa, encaminha e acolhe grávidas; promove a qualificação escolar das mães, bem como a sua reinserção social e integração profissional. Para dar resposta ao acolhimento, dispõe de duas residências temporárias destinadas a grávidas adultas e adolescentes, respectivamente. Possui ainda a Casa João Paulo II, que proporciona acolhimento, vivência familiar e desenvolvimento de competências maternais e escolares a dez mães adolescentes e seus bebés. Filipa Fernandes, psicóloga na Ajuda de Mãe, explicou ao Reiki em Portugal como é que mães e crianças estão a reagir à terapia que lhes é oferecida em regime de voluntariado pela APR.

Reiki em Portugal — Há quanto tempo é disponibilizado Reiki na Ajuda de Mãe e com que frequência semanal?
Filipa Fernandes —
O Reiki é disponibilizado na Casa João Paulo II – Residência de Acolhimento para Mães Adolescentes desde Abril de 2011 com periodicidade quinzenal. As sessões são oferecidas a todos os residentes: mães e crianças.

RP — Por que razão a Ajuda de Mãe decidiu estabelecer esta parceria de voluntariado com a Associação Portuguesa de Reiki?
FF —
A parceria surge após uma proposta efectuada por um voluntário, também colaborador da APR, que nos apresentou o Reiki e as suas vantagens.

RP — Qual tem sido a receptividade das utentes em relação à terapia?
FF —
Após um período inicial de reservas e dúvidas quanto à terapia verificou-se uma boa aceitação da mesma por parte dos residentes. As crianças mostram muita receptividade e estão sempre muito entusiasmadas nos dias de Reiki.

RP — Que benefícios têm sido constatados nas utentes que frequentam as sessões de reiki?
FF —
As residentes referem sentir-se bem após a terapia e mais aliviadas das queixas existentes.

RP — A parceria com a Associação Portuguesa de Reiki é para continuar?
FF —
A Ajuda de Mãe tem todo o interesse em manter esta parceria.

CONTACTOS
Ajuda de Mãe