Com inúmeras actividades de divulgação a decorrer e outras tantas em preparação, o Núcleo de Castelo Branco da Associação Portuguesa de Reiki (APR) continua a ser orientado por Vanda Vaz de Carvalho. Motivada, a responsável considera o desafio «muito gratificante» e revela-se empenhada em pôr ao serviço do Reiki e da APR aquilo que sabe «fazer melhor».

Pelo segundo ano consecutivo à frente do Núcleo de Castelo Branco, Vanda Vaz de Carvalho faz um balanço «muito positivo» do caminho percorrido até ao momento. Sobretudo porque «têm sido muitas as actividades que têm contribuído para dar a conhecer o Reiki e a Associação nesta região», nomeadamente, meditações guiadas, Reiki para crianças, palestras e workshops. Segundo Vanda Vaz de Carvalho, todas estas ocasiões têm sido aproveitadas de forma a «promover a divulgação do Reiki e a nossa Associação em vários meios de comunicação locais e nacionais». Mas, mesmo assim, a responsável entende que «ainda há muito mais para fazer».

Questionada sobre o que a motiva a continuar à frente do Núcleo, Vanda Vaz de Carvalho não hesita na resposta: «Acho fundamental a divulgação do trabalho da Associação enquanto entidade que promove, divulga e regulamenta a nossa actividade. E os núcleos têm também um papel muito importante neste sentido, chamando a atenção das pessoas para o Reiki, para a actividade dos reikianos e terapeutas, credibilizando a acção do Reiki entre nós.» A este propósito, dá como exemplo o artigo que escreveu sobre o papel da APR para o periódico A Reconquista, «um jornal local com um espaço já consolidado entre a população», e que acabou por «ter um retorno muito positivo, por esclarecer e informar, mas principalmente por motivar as pessoas a quererem saber mais», explica. Assim, diz que «este é um trabalho muito gratificante» por lhe permitir colocar o que sabe «fazer melhor ao serviço do Reiki e da APR».

Reiki nas Escolas
São muitas as iniciativas que Vanda Vaz de Carvalho está a promover neste momento e inúmeras outras estão já em preparação. Um dos projectos a decorrer é o Reiki nas Escolas, iniciado no dia 18 de Fevereiro na Escola de João de Deus, em Castelo Branco. A acção consiste em dar aulas semanais de Reiki a crianças entre os 4 e os 9 anos de idade, incluindo «auto-tratamento, meditação, mantras e muitos jogos divertidos para que sintam o Reiki». Além disso, a coordenadora criou também uma turma de experienciação de Reiki e meditação para o «primeiro grupo de pequenos reikianos dos 6 aos 14 anos, iniciados em Julho do ano passado», tendo as aulas começado no dia 27 de Fevereiro no Espaço Biosintonia».

Vanda Vaz de Carvalho diz estar ainda a «programar algumas palestras de esclarecimento sobre o Reiki e a APR em Castelo Branco, Fundão e Covilhã, a partir da Primavera». No dia 31 de Março haverá um encontro no Cine Teatro Avenida para o lançamento dos seus CD de Meditação. Nessa ocasião, fará uma meditação guiada com um concerto ao vivo de apresentação das músicas criadas para este trabalho.

Caminhada, retiro e muita divulgação
À semelhança do que fez no ano passado, deverá ainda promover uma caminhada por altura do Equinócio da Primavera, bem como um Chá com Reiki, em Abril, para partilha de Reiki «aberto a todos os reikianos e amigos do Reiki que queiram participar». No dia 21 de Abril fará um retiro de meditação em Água de Madeiros e, no final deste mesmo mês, tem agendada uma palestra na Escola Superior de Saúde de Castelo Branco sobre «Reiki e a Anatomia Oculta do Homem», integrada numa aula do curso de Enfermagem, mas aberta à população.

Em Maio gravará outro CD de Meditações de Reiki em parceria com a APR. O objectivo passa por «proporcionar meditações guiadas de Reiki aos associados e também partilhar com a APR a satisfação de fazer parte deste caminho, que nem sempre tem sido fácil, mas que é, e continuará a ser um exemplo para todos os reikianos».

Para este ano, Vanda Vaz de Carvalho prevê ainda dar seguimento às «aulas de esclarecimento e experienciação de Reiki e Biosintonia» na Universidade da Terceira Idade no Fundão, iniciativa começada em 2011 «a convite de uma reikiana que está a desenvolver um excelente trabalho no Fundão, a Paula Roque».

Vanda Vaz de Carvalho, coordenadora do Núcleo de Castelo Branco

CONTACTOS
Núcleo de Castelo Branco

Rua Cardeal da Mota n.º 8- Lote B- 1.º Esq. Frente
Castelo Branco
Telef. 272 33 73 77
nucleoaprcb@biosintonia.com

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 879 times, 1 visits today)