Desde o início deste ano, a Associação Portuguesa de Reiki (APR) conta com um novo núcleo em Barcelos. De acordo com Paulo Roseta, seu coordenador, a intenção é «seguir a filosofia» da APR, procurando sempre que «haja uma boa cooperação entre os vários núcleos». A partilhar a orientação do espaço estão ainda Lara Roseta e Joana Oliveira.

«Seguir os passos da filosofia da Associação» foi o grande objectivo da criação do Núcleo de Barcelos, segundo Paulo Roseta. Assim, e à semelhança da APR, também o Núcleo de Barcelos procura «difundir o Reiki, aclarar o que é o Reiki e reunir os reikianos». Isto tudo, claro, «colocando a tónica na promoção do voluntariado».

Para o responsável, outro objectivo igualmente «importante» passa por conseguir levar a cabo «um trabalho unificado dos vários núcleos». Paulo Roseta frisa que não defende a «perda de identidade de cada um», mas apenas que se promova um trabalho conjunto. «O diálogo é vital para que haja uma boa cooperação entre os vários núcleos», explica, lembrando que «é e será importante ajudarmo-nos mutuamente sem críticas destrutivas ou quezílias, até porque temos muito a aprender uns com os outros». «Se uns podem ter o conhecimento profundo de uma área, outros poderão ter de outras, por isso, nunca devemos subvalorizar opiniões e intenções, pois é das pequenas intenções que se constroem as grandes», sublinha.

Actividades previstas

São várias as actividades programadas pelo Núcleo de Barcelos para desenvolver ao longo de 2012. Uma das mais relevantes prende-se com a participação nas VI Jornadas de Educação para a Saúde, que se realizam em Barcelos nos dias 19 e 20 de Abril, sobre o tema «Oncologia: compreender, prevenir, tratar». Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Barcelos e o Núcleo estará presente com demonstrações de Reiki e uma apresentação sobre a utilização desta terapia em doentes oncológicos.
Promover o voluntariado e organizar formações de Reiki e áreas complementares, bem como sessões de esclarecimento são outras acções previstas.

Calendário

9 de Março, 21h00 – Chá com Reiki
10 de Março, 16h00 – Worshop: Manual Prático de Chakras
17 de Março, 9h00 – Curso de Reiki I e Worshop nível I