À frente do Núcleo de Vila Nova de Gaia da Associação Portuguesa de Reiki (APR) desde Janeiro de 2010, João Ribeiro continua apostado em divulgar o Reiki na região. E como em equipa que ganha não se mexe, dará seguimento aos projectos e actividades que tem vindo a desenvolver até ao momento.

A funcionar no espaço Reiki-Do, em Vila Nova de Gaia, o Núcleo da APR desta localidade tem sido, desde a sua criação, um importante motor de divulgação do Reiki. De acordo com João Ribeiro, ao longo destes dois anos de existência, o Núcleo já realizou 110 sessões semanais de Chá com Reiki, o que «permitiu juntar pessoas de várias localidades próximas e de outras mais remotas, tendo havido participantes desde Viana do Castelo até Coimbra». «Para além da partilha de Reiki, a sessão permite esclarecer dúvidas dos reikianos e divulgar o Reiki a quem ainda não teve oportunidade de conhecer os benefícios que pode obter com esta filosofia de vida ou terapia, consoante a abordagem pretendida», reforça o responsável.

Recordando as diversas iniciativas que têm sido realizadas pelo Núcleo, o coordenador salienta as «várias acções que visaram juntar reikianos». Entre estas aponta os «Jantares de Natal», realizados fora da época festiva e assim denominados «porque é Natal sempre que o homem quer», justifica. Foram também «assinalados dias especiais com partilhas e meditações dedicadas ao Dia da Mulher, aniversário do nascimento de Mikao Usui e realizadas outras acções sugeridas por elementos que frequentam as partilhas».

Voluntariado

Em 2011 foram realizadas duas acções de formação de voluntários, o que, nas palavras de João Ribeiro, «abriu as portas a uma participação mais activa no âmbito social». Entre os muitos contactos feitos, dois deram fruto. Após uma sessão de esclarecimento, o Lar Salvador Brandão passou a dispor de Reiki todas as terças-feiras à tarde. São cerca de 20 utentes a beneficiar de Reiki desde Outubro de 2011. «Na continuidade desse processo de divulgação, terminará em Março um curso gratuito facultado a dois utentes do lar, quatro funcionários e duas estagiárias de serviço social que se disponibilizaram para colaborar com a APR, sendo esta uma forma de estar presente sete dias por semana no lar», explica.

Também a Associação de Protecção à Criança de Valadares passou a contar com sessões de Reiki em Janeiro de 2012. O acompanhamento de Reiki às crianças e jovens com idades entre os 9 e os 18 anos tem sido assegurado por duas voluntárias fixas e alguns elementos intermitentes.

Para 2012, João Ribeiro compromete-se a dar «continuidade aos projectos em curso, à realização semanal do Chá com Reiki – que se realiza às quartas-feiras entre as 21h30 e as 23h30 — e algumas formações de voluntariado, Reiki e curso preparatório de terapeuta».

CONTACTOS
Núcleo de Gaia

Morada: Avenida da República, 1711, S/L – C/F
Vila Nova de Gaia
Telem. n.º 91 810 13 80
Site: www.reiki-do.webs.com
E-mail: reikido.jr@gmail.com

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 3.007 times, 1 visits today)