Ainda pouco conhecido entre nós, o Reiki Equestre começa agora a conquistar veterinários, escolas de equitação e coudelarias. A terapia aplicada aos cavalos revela grandes benefícios, além de que os resultados são visíveis muito rapidamente. Para dar a conhecer este vertente do Reiki entrevistámos Olivia Pimentel.

Reiki em Portugal – Há quanto tempo se dedica ao Reiki Equestre?
Olivia Pimentel —
Sou mestre de Reiki desde Maio do ano passado e em Agosto de 2011 fui fazer o Mestrado de Reiki Equestre a Inglaterra. Para o aprender é necessário completar os três níveis de Reiki.

RP — O que é que a motivou a especializar-se neste ramo do Reiki?
OP –
Quando comecei a sentir os benefícios do Reiki em mim, o meu filho, que se encontrava a frequentar o curso de Técnico de Gestão Equina, estava a passar por um período muito delicado da sua vida. Então, decidi estudar para o ajudar. Mais tarde, senti que o cavalo dele estava a ficar afectado pelos seus problemas emocionais e comecei a pesquisar no sentido de perceber como fazer Reiki ao animal também. Após alguma pesquisa vi que em Portugal não havia referência nenhuma a Reiki para cavalos e decidi procurar no estrangeiro. Foi assim que conheci a minha mestre, Sarah Berrosford. Após troca de e-mails decidi que esse era o meu caminho e lá segui para Inglaterra, com o apoio do meu pai, filho e alguns amigos.

RP – Qual tem sido a aceitação por parte dos cavaleiros, das escolas de equitação e dos picadeiros nacionais?
OP —
Em Portugal, esta terapia não é muito conhecida e as pessoas mostravam-se bastante cépticas. Mas depois da exibição da reportagem na Equitação TV tem havido muito mais abertura, inclusivamente por parte da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, que me convidou a ir lá fazer uma demonstração aos alunos. Também ao nível de escolas e coudelarias tem havido bastante interesse e tenho recebido muitos pedidos de Reiki para cavalos e outros animais, através do meu projecto de voluntariado no Facebook.

RP – A metodologia na aplicação de Reiki a cavalos é muito diferente da utilizada nas pessoas?
OP —
Existe realmente uma diferença enorme. Os cavalos mostram logo sinais de que estão a receber bem esta energia e os resultados notam-se bem mais rápido do que nas pessoas. Mas a minha entrega é a mesma, quer esteja a fazer a pessoas ou a animais. Na aplicação do Reiki a cavalos o que difere é o tamanho. Por outro lado, alguns cavalos gostam de nos sentir perto, enquanto outros não. Uns gostam mais de receber Reiki à solta e outros presos. A maior parte das vezes temos de tratar o cavaleiro ou dono também, porque os cavalos reflectem os problemas físicos ou emocionais dos cavaleiros ou donos. A energia dos cavalos é especial, porque é muito mais forte que a das pessoas, além disso, eles recebem a dobrar o que lhes damos.

RP – Tendo em conta a sua experiência, em que situações nota que a aplicação de Reiki em cavalos se tem mostrado benéfica?
OP —
As áreas onde tenho trabalhado mais com os cavalos e onde vejo enormes benefícios são diversas. Por exemplo, há o caso de um cavalo que estava deprimido e triste por ter perdido o dono e agora, desde que trabalho com ele, já mostra a confiança necessária para voltar a fazer tudo o que fazia com o dono. Até já mostra o tal brilho no olhar que tinha perdido, chegando mesmo a brincar connosco, coisa que seria impensável há uns meses.
Também noto benefícios na relação cavalo/cavaleiro, algo que tenho vindo a trabalhar com o meu filho e o cavalo dele. Agora o cavalo está completamente diferente e o meu filho também está muito mais confiante. É incrível vê-los a trabalhar como se fossem apenas um.
Por outro lado, verifico que ao nível de problemas nos tendões ou músculos a recuperação é muito mais rápida. Em problemas relacionados com cólicas também tenho obtido bons resultados.

RP — Fez uma apresentação sobre este tema no 2.º Congresso da Associação Portuguesa de Reiki, realizado nos dias 15 e 16 de Outubro de 2011. Qual foi a receptividade da plateia?
OP —
A receptividade da plateia foi boa e muitos mostraram-se interessados. A recepção dos veterinários também tem sido boa e, num futuro próximo, espero vir a colaborar mais directamente com o nosso veterinário.

CONTACTOS:
Facebook:Voluntariado de Reiki para Cavalos
E-mail: oliviazambuja@gmail.com

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 642 times, 1 visits today)