Mas, afinal, a Associação Portuguesa de Reiki (APR) está ligada a alguma escola? E quem é que pode ser sócio? Porque é que existem tantas escolas diferentes de Reiki? Esclarecendo tudo e todos, a APR compilou as dúvidas mais frequentes, respondendo da forma mais directa possível. E se ainda subsistirem dúvidas, é só entrarem em contacto connosco que tentaremos retribuir rapidamente.

ASSOCIAÇÃO

A Associação Portuguesa de Reiki está ligada a alguma escola de Reiki?
Não. A Associação Portuguesa de Reiki é independente de qualquer escola ou vertente de Reiki. O objectivo da Associação consiste na divulgação do Reiki por si e não associado a uma pessoa ou entidade particular.

Uma vez que a Associação procura divulgar o Reiki numa versão fidedigna, isso significa que está mais em sintonia com o Usui Reiki Ryoho Gakkai?
Apesar de a APR adoptar, em vários aspectos, a linguagem da Escola Tradicional, isso não significa que lhe esteja ligada. Até porque muitas descobertas relacionadas com a vida e obra do Mestre Usui foram levadas a cabo por pessoas que não pertencem a essa linhagem.

A APR tem diversas escolas entre os seus associados. Essas escolas são fidedignas?
Qualquer pessoa ou entidade que se inscreva na APR fica comprometida a cumprir os requisitos necessários para ser considerada associada, nomeadamente os códigos de ética. Assim, quem procura uma dessas escolas pode solicitar o Código de Ética aprovado pela APR. A auto-regulamentação é uma protecção para o paciente ou aluno, bem como para o terapeuta ou Mestre. Apesar do compromisso assumido pelo associado, a APR não pode garantir que a terapêutica ou o curso de Reiki sejam rigorosos, podendo haver factores exteriores que o comprometam. Se tiverem dúvidas sobre associados, por favor contactem a Associação.

A Associação só se dedica ao Reiki?
Sim. A APR foi criada exclusivamente para a terapia complementar Reiki, no entanto, todos os esforços que possamos fazer a nível de reconhecimento oficial poderão também contemplar outras terapias de campo energético.

ASSOCIADOS

Quem pode ser Associado?
Pode associar-se à APR qualquer pessoa que tenha pelo menos o nível I de Reiki, independentemente da sua escola.

Quais são as obrigações do associado?
O associado terá que concordar em praticar o Código de Ética para Profissionais e o Código de Ética para Mestres e Professores. Deve também pagar as suas quotas anuais no valor estipulado pela Assembleia Geral da APR. Ao associado cabe ainda participar na Associação, promovendo o Reiki e promovendo o seu reconhecimento como terapêutica complementar.

Apenas cidadãos portugueses podem ser associados?
Não. A Associação Portuguesa de Reiki aceita praticantes de países de língua oficial portuguesa como associados extraordinários.

Qual o critério de selecção dos Associados?
A aprovação de um associado é feita pelos órgãos administrativos da APR, pelo fundador ou por alguém designado para o efeito. Em princípio, não há nenhum bloqueio à inscrição de um associado, desde que este aceite e respeite as condições definidas pela APR, os seus códigos de ética e os cinco princípios de Reiki.

REIKI

Os cinco princípios de Reiki são ensinados de forma diferente consoante as escolas. Qual é o mais correcto?
Do ponto de vista da Associação, os cinco princípios poderão ter mais ou menos palavras, dependendo do tradutor. Não podemos esquecer que a tradução literal do japonês para português pode parecer algo “fria” ou demasiado curta. Como todos os princípios, o importante é conseguirmos interiorizar e vivenciar os mesmos.

Kyo Dake Wa
Ikaru-Na
Shinpai Suna
Kansha Shite
Gyo-o Hage Me
Hito Ni Shinsetsu Ni

Só por Hoje,
Sou Calmo,
Confio,
Sou Grato,
Trabalho Arduamente,
Sou Bondoso.

Eu hoje não me zango,
Eu hoje não me preocupo,
Eu hoje trabalho honestamente,
Eu hoje sou bondoso para com todos os seres vivos, honro os meus pais professores e idosos,
Eu hoje agradeço todas as bênçãos recebidas.

Porque é que existem tantas escolas diferentes de Reiki?
São opções dos seus criadores. Os princípios que constituem a base são oriundos do Reiki, mas depois criaram-se “módulos” complementares característicos da prática dos criadores das respectivas escolas.

A existência dessas escolas diferentes será benéfica para o Reiki?
Há um ditado que diz “pedra que rola não ganha musgo”. No sentido japonês, o bom é a permanência, o manter-se estático e intemporal, como um praticante zen. No sentido ocidental, o normal é o movimento, a dinâmica. Estes dois conceitos estão correctos em qualquer uma das suas culturas e, neste novo século, começam a ser partilhados pela cultura contrária, enriquecendo com diversidade todos os povos. A APR não se pronuncia sobre a validade de qualquer escola, desde que esta mantenha os preceitos do Reiki, uma história fidedigna e trabalho em prol do Bem Supremo de todos. É da responsabilidade de cada fundador de uma nova escola de Reiki a sua prática.

Qual a utilidade de aprender vários sistemas? A Associação pode aconselhar neste aspecto concreto?
O crescimento espiritual de cada um está à sua responsabilidade. A Associação Portuguesa de Reiki não pode encaminhar ninguém para uma escola específica ou aconselhar a fazer determinados cursos ou a percorrer certo trajecto no seu caminho de aprendizagem. A APR apenas poderá esclarecer os seus associados e o público em geral sobre questões relativas ao Reiki. No entanto, os associados poderão debater esses temas no Fórum, sítio onde são trocadas opiniões pessoais, não sendo veiculada a posição oficial da Associação.

Qualquer outra dúvida que gostaria de ver esclarecida e não encontra aqui, por favor, envie-nos um e-mail para:
info@montekurama.org

É com o contributo de todos, e em união, que progredimos no caminho da divulgação do Reiki.
Só por hoje somos gratos!

Caso tenha interesse em associar-se, encontra no site da APR toda a informação sobre como deve proceder: