Se gosta de cozinhar e vive na freguesia de São Brás, na Amadora, este concurso é para si. A Fundação EDP e um conjunto de parceiros vão oferecer prémios às famílias que provem os seus dotes de culinária, preparando comida saudável mas sem gastar muito dinheiro.

Estimular hábitos de alimentação saudável, bem como incentivar práticas de gestão doméstica são os principais objectivos da Fundação EDP ao promover esta iniciativa do Hub de Inovação Social na freguesia de São Brás.
Durante a final do concurso, a decorrer no dia 19 de Maio, a Associação Portuguesa de Reiki estará presente com voluntários que irão oferecer sessões de Reiki a quem desejar.

Como concorrer
Se vive na freguesia de São Brás só tem de juntar-se a um familiar de outra geração e inscrever-se com a receita de um prato que faça parte da sua tradição familiar.

As inscrições decorrem até 26 de Abril, devendo para tal enviar a ficha de inscrição para o e-mail comerjunto@gmail.com ou entregá-la na AJPAS — Associação de Jovens Promotores da Amadora Saudável.
Além dos dados de identificação da equipa, deve indicar ainda a receita que pretende confeccionar, sem esquecer de mencionar:
• Ingredientes usados e respectivas quantidades
• Forma de cozinhar e tempo estimado de preparação
• Preço dos ingredientes para quatro pessoas

Prémios

• 1.º lugar – Fim-de-semana para cinco pessoas (no valor de cerca de 500 euros)
• 2.º lugar – Trem de cozinha (no valor de cerca de 200 euros)
• 3.º lugar – Um cabaz de compras e um electrodoméstico de cozinha (no valor de cerca de 100 euros)

As melhores receitas serão publicadas pela organização do concurso.
Os prémios serão entregues na final do concurso, a realizar-se no dia 19 de Maio de 2012.

Regras
• As equipas têm apenas dois concorrentes
• Os concorrentes têm de ter pelo menos oito anos de idade
• Os elementos devem pertencer a gerações diferentes da mesma família
• As equipas devem cozinhar um prato principal para quatro pessoas no dia do concurso
• O prato deve fazer parte do dia-a-dia da família dos concorrentes
• O tempo necessário para cozinhar deve ser inferior a 45 minutos
• Só podem concorrer as equipas que entreguem a ficha de inscrição bem preenchida
• Os concorrentes aceitam que a sua receita seja utilizada livremente pela organização do concurso

Fases do concurso

1. As equipas enviam as fichas de inscrição com as suas receitas
2. O júri analisa as receitas e selecciona 30 equipas
3. As 30 equipas frequentam um curso sobre comida saudável e outro sobre poupança doméstica
4. Através de um questionário sobre alimentação e poupança realizado após as formações, são seleccionadas dez equipas para passar à fase final
5. Na final, as dez equipas cozinham a sua receita na presença do júri, que escolhe as três equipas vencedoras.

Selecção das equipas vencedoras
As três equipas vencedoras serão as que apresentarem os pratos com as melhores pontuações. Para isso, o júri do concurso irá dar a cada prato uma pontuação de 0 a 5 em cada uma das seguintes categorias: Aspecto, colaboração entre os elementos da equipa, criatividade, preparação, sabor, textura e valor nutricional. Será valorizada a utilização de vegetais frescos e de produtos da época.