Entre o vasto leque de disciplinas leccionadas na Universidade Sénior Portela Sábios encontramos o Reiki. Dulce Dias é a mestre dos cerca de 40 alunos “exemplares” que actualmente frequentam as aulas dos três níveis.

“Muito gratificante” é como Dulce Dias define a sua experiência enquanto mestre e professora de Reiki na Universidade Sénior Portela Sábios, localizada na Portela, Loures. A também associada da Associação Portuguesa de Reiki destaca a possibilidade de “dar oportunidade às pessoas de aprenderem Reiki, de o porem em prática e de conhecerem os seus benefícios, contribuindo assim para que se viva mais em harmonia, com paz e saúde”.

Reiki em Portugal — Há quanto tempo decorre o projecto na Portela Sábios?
Dulce Dias –
Já existe há 3 anos. No primeiro ano dei formação de Reiki nível I. No segundo ano leccionei os níveis I e II, e este ano dou os três níveis. Estas aulas são dadas uma vez por semana, têm a duração de 1h30, de Outubro a Junho. Dou toda a matéria referente a cada nível, mostrando aos alunos como podemos tomar consciência do que nos bloqueia, do que podemos mudar em nós para sermos seres harmoniosos, com saúde e em paz.

RP – De quem partiu a iniciativa?
DD —
A iniciativa partiu de algumas pessoas que, sabendo que eu dava formação de Reiki, me pediram para oferecer a minha colaboração à Portela Sábios. Agradou-me bastante a ideia e fui falar com a coordenadora que me aceitou como professora de Reiki. Houve logo muita adesão.

RP — Como descreve a receptividade dos seniores ao Reiki?
DD —
Estas pessoas têm cerca de 60/70 anos, acabaram de se reformar, são pessoas muito activas e a maioria já tinha conhecimento da existência do Reiki. Algumas têm amigos ou familiares que já praticam Reiki; outras vieram porque os médicos as aconselharam a fazer Reiki. Claro que no caso de alguns alunos houve necessidade de explicar o que é o Reiki, como actua e desmistificar um pouco.
A cada ano que passa vêm mais alunos, influenciados pelos que já cá andam. Como há limite de inscrições encontro algumas pessoas que me dizem que não conseguiram vaga este ano, mas que esperam conseguir entrar no próximo ano.

RP — Que tipo de retorno lhe vão dando, nomeadamente em termos de benefícios para a sua saúde?
DD —
Aceitaram muito bem o ensinamento e dão testemunhos de que o Reiki os ajuda muito e que a sua vida mudou. São alunos exemplares. Vão sempre às aulas e procuraram logo forma de partilharem Reiki em gabinetes existentes nas instalações. Neste momento já são cerca de 40 alunos e estão todos a colaborar para comprarmos algumas marquesas. O objectivo é que se consiga ter partilha de Reiki uma vez por semana e ainda que se possa abrir essas partilhas a todos os que quiserem receber Reiki na Portela Sábios.

RP — Quais são os requisitos para quem pretende frequentar estes cursos?
DD –-
O Reiki é uma das disciplinas disponíveis na Universidade Seniores Portela Sábios. Para se inscreverem na Universidade, os alunos têm que ser sócios da Associação de Moradores da Portela (AMP) e terem mais de 50 anos de idade. Cada aluno paga à AMP 3 Euros por disciplina. Nós, professores, somos voluntários.

Para saber mais sobre Reiki para seniores, consulte o site da Associação Portuguesa de Reiki.

Alguns alunos de Reiki da Universidade Sénior Portela Sábios

CONTACTOS

Portela Sábios
Morada: Urbanização da Portela Parque Desportivo Apartado 548 1000 Lisboa