As provas científicas de que o Reiki potencia a cura sucedem-se. Neste estudo, Pamela Miles, consultora de assistência integrada de saúde e mestre de Reiki, dá conta dos benefícios do Reiki registados na recuperação de doentes que sofreram um ataque cardíaco.

Segundo as conclusões do estudo, realizado no Yale-New Haven Hospital, EUA, os doentes que receberam 20 minutos de Reiki diário, durante três dias após terem sofrido um ataque cardíaco, apresentaram melhorias ao nível do estado emocional e na variabilidade da frequência cardíaca.

Segundo Pamela Miles, a intenção dos investigadores consistia em perceber se uma intervenção não-farmacológica poderia ser eficaz, rápida e segura para todos os doentes que tiveram um ataque cardíaco e se inclusivamente poderia ajudá-los a sentirem-se melhor.

Reiki e resiliência

Sabe-se que alguém que sofreu um ataque cardíaco está mais susceptível a sofrer outro. Por essa razão, um dos objectivos imediatos no tratamento destas situações consiste em ajudar o corpo a recuperar a sua resiliência. Poderá o Reiki contribuir para essa recuperação? As conclusões deste estudo dizem que sim, ainda que apontem a necessidade de se continuar a desenvolver investigação sobre o tema.

Além de Pamela Miles, o estudo envolveu diversos profissionais de saúde e o original foi publicado no prestigiado Journal of the American College of Cardiology, com o título “Effects of Reiki on Autonomic Activity Early After Acute Coronary Syndrome”.

A Associação Portuguesa de Reiki disponibiliza aos seus associados o documento produzido por Pamela Miles, com tradução de Sónia Gomes, coordenadora do Núcleo do Porto da APR. A tradução foi autorizada e revista por Pamela Miles.

Caso tenha interesse em associar-se à APR, encontra no site da Associação toda a informação sobre como deve proceder: