O Núcleo de Santa Maria da Feira está a desenvolver, desde Abril, um projecto de voluntariado com a Santa Casa da Misericórdia daquela cidade. Os utentes têm mostrado grande adesão à terapia, valorizando sobretudo o alívio da dor que sentem após cada sessão.

As quintas-feiras são, desde 12 de Abril, “dias ainda mais especiais” para a coordenadora do Núcleo de Santa Maria da Feira da Associação Portuguesa de Reiki (APR), Cátia Duque, e outras três voluntárias. E isto porque, desde esse dia, deslocam-se à Santa Casa da Misericórdia de Santa Maria da Feira para oferecer sessões de Reiki aos utentes que desejam fazer esta terapia complementar.

Segundo Cátia Duque, a adesão tem sido muito positiva. “Quiseram experimentar a terapia e relataram logo melhoria de muitos sintomas, sendo o alívio da dor aquele que mais referiram no imediato”. Os utentes dizem também sentir-se “mais leves, com maior facilidade para se movimentarem e falam ainda da tranquilidade que sentem”.

Canção de agradecimento

A cada quinta-feira que passa, “aparecem mais seniores para receber reiki”. E a forma como as voluntárias são recebidas é enternecedora: “Para nós, é sempre uma surpresa muito agradável irmos lá, porque acolhem-nos com muito carinho.”

Cátia Duque recorda diversas situações “bonitas” de que foram alvo, nomeadamente, quando uma senhora lhes cantou como forma de agradecimento pelo Reiki recebido. “São pessoas muito queridas, bem-dispostas, comunicativas. Além de que todo o pessoal técnico é excelente”, explica a responsável que garante estar ela e a sua equipa a “aprender muito com esta experiência”.

Projecto

A população-alvo do projecto do Núcleo de Santa Maria da Feira é constituída não só pelos idosos do lar da Santa Casa da Misericórdia (com capacidade para 53 pessoas) como pelos utentes do centro de dia (capacidade para 25). De acordo com Cátia Duque, são utentes com diversas patologias, alguns com co-morbilidade e com as limitações próprias da idade, nomeadamente em termos de mobilidade.

Mais informação sobre projectos de Reiki para seniores desenvolvidos pela APR:

Núcleo de Santa Maria da Feira