Saturday, October 31, 2020

Reiki não é massagem

Desde os anos 80 que a prática de Reiki em Portugal tem vindo a ter diferentes abordagens, por parte dos terapeutas, assim como interpretações por parte do público em geral.
Desde ser considerada uma prática espiritual ao nível do espiritismo, realizada em salas rodeadas por imagens de santos, uma prática mistificadora e incorrecta do que é o Reiki, isto porque espiritualidade é própria do indivíduo, que a traz para esta filosofia de vida e prática terapêutica, até às célebres massagens de Reiki.
É sobre este tema que nos debruçamos no presente artigo.

Será Reiki uma massagem?

Não o é de todo.
As técnicas comuns que são ensinadas e praticadas, nada têm de massagem, nem há alguma correlação com a massagem. Mesmo as técnicas indicadas pelo Mestre Hayashi, que encontramos no sistema Jikiden, têm toque mais incisivo, como por exemplo a técnica da circulação de energia, no entanto, não são equiparadas a massagem.

O que o receptor deve ter em atenção, quando vai receber uma sessão de Reiki:

  • Não precisa retirar a roupa;
  • Não será banhado por óleos;
  • Não terá manipulação física;
  • Não será tocado em partes íntimas ou sensíveis, como feridas;

A questão do esclarecimento e da ética

Estamos num momento em que a prática de Reiki está cada vez mais difundida, assim como cada vez mais aceite, no entanto, continuam ainda a surgir práticas e comportamentos que colocam em causa o esforço que muitos terapeutas têm feito. Reiki é uma terapia integrativa, complementar, ela relaciona-se, interage, complementa todas as outras terapias e Medicinas, não há nada de proibitivo nisso, no entanto, cada prática deve ser explicada ao utente/cliente e este deve compreender o que será feito e como será feito, tendo o perfeito discernimento no caso de várias terapias serem aplicadas.

Algumas perguntas frequentes

Fará alguma diferença pedir à pessoa para tirar o cinto, descalçar sapatos, tirar fios e anéis?
Os limites do Reiki estarão do lado do terapeuta e o processo dependerá também da aceitação por parte da pessoa. Para a aplicação de Reiki, o conforto é necessário mas não se o pedir para tirar o cinto ou descalçar sapatos se torne um inconveniente para a pessoa. Em primeiro lugar estará a sua confiança e sensação de conforto. Nalgumas pessoas, por exemplo, pode ser extremamente difícil voltar a calçar os sapatos, tenham todos estes aspectos em consideração.
No caso de fios e anéis, se os retirarem, tenham um recipiente próprio onde os colocar para que a pessoa não se esqueça deles.

Aplico Reiki, colocando as mãos em contacto com o corpo da pessoa, isso é errado?
De forma alguma. O Reiki pode ser aplicado com um toque suave, em contacto com a roupa/pele da pessoa ou a uma ligeira distância do corpo, tendo a atenção que não são colocadas as mãos nas partes íntimas da pessoa.

Poderá o Reiki ser aplicado depois de uma massagem?
Sim, no entanto a pessoa deve ser devidamente esclarecida, assim como deve concordar com essa terapia. O Reiki é uma terapia complementar, portanto, enquadra-se perfeitamente bem com quaisquer outras terapias ou Medicinas. Temos conhecimento de aplicações de Reiki e Acunpuntura, mesmo de Reiki e massagem, onde as terapias são diferenciadas e fazem parte de um programa para o bem-estar da pessoa, estabelecido pelo técnico/terapeuta e  aprovado pelo seu utente/cliente.

Sou massagista e praticante de Reiki, como devo enquadrar o trabalho das duas áreas?
Avaliando caso a caso e explicando concretamente à pessoa o que pretende fazer, o que cada prática terá como resultados, dando indicações dos processos e técnicas que irá aplicar, distintamente, para que não crie confusão.

Na massagem peço à pessoa para se despir, então como farei para a aplicação de Reiki?
Estas são duas áreas de actuação distintas, o processo de aplicação de Reiki não necessita que a pessoa esteja sem roupa, pode cobrir o corpo da pessoa, sabendo ela que irá de seguida aplicar Reiki, tendo o devido cuidado de não tocar em qualquer zona íntima, seguindo assim, o código deontológico.

Será incorrecta a prática de Reiki num SPA?
De forma alguma, um SPA tem como objectivo o bem-estar da pessoa, disponibilizado através de várias terapias, entre as quais pode estar o Reiki.

Coloquei no meu site que disponibilizava “Massagem Reiki”, o que devo fazer?
O termo é ambíguo e pode levar a uma má interpretação do que é feito, convém colocar um termo mais correcto, mais aproximado das duas práticas distintas.

Como eu devo dizer que integro o Reiki num processo terapêutico que também envolve massagem?
Existem bastantes formas de representar essa situação mas, indicamos duas:

  1. Aplicação de Reiki seguido de Massagem Terapêutica;
  2. Massagem Terapêutica e aplicação, posterior, de Reiki.

Mais Informações

Este artigo foi publicado para alertar e esclarecer sobre o enquadramento da prática de Reiki, para que a mesma não seja confundida com outra. O bom enquadramento leva ao esclarecimento correcto dos utentes/clientes e à salvaguarda do terapeuta.

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 6.943 times, 1 visits today)