O programa de voluntariado da Associação Portuguesa de Reiki (APR) no Lar Canto d’Encanto, em Matosinhos, correu tão bem que já foi de novo retomado. Segundo Sónia Gomes, coordenadora do projecto, os responsáveis da instituição avaliaram as sessões de Reiki como uma mais-valia para os utentes.

Em entrevista ao Reiki em Portugal, Sónia Gomes, que coordena também o Núcleo do Porto da APR, explica como decorreu o programa de voluntariado levado a cabo entre Abril e Julho deste ano no Lar Canto d’Encanto, em Matosinhos.

Recorde-se que, durante este período, cinco utentes da instituição foram acompanhados por uma equipa de terapeutas voluntárias da APR, que ofereceram sessões semanais e foram registando não só as técnicas que usaram durante as sessões como as reacções e evolução de cada utente ao longo do período de tratamento. Entre as patologias apresentadas pelos utentes contavam-se doença de Alzheimer, patologia osteoarticular, anemia ferropénica, carcinoma da próstata e doença de Parkinson.

Na medida em que o balanço feito pelos responsáveis do lar em relação à intervenção da APR é “muito positivo”, o projecto foi retomado em Setembro. Segundo Sónia Gomes, neste momento estão já a ser acompanhados dez utentes do Lar.

Reiki em Portugal — Qual é o balanço dos três meses de voluntariado no Lar Canto d’Encanto?
Sónia Gomes —
Um balanço muito positivo. Foi uma experiência muito gratificante para todos — voluntários e utentes — e muito enriquecedora.

RP — No final, qual foi o feedback dado pelos profissionais do lar?
SG —
O feedback foi extremamente positivo. Foi-nos transmitido, através de um relatório de avaliação efectuado pelos responsáveis do Lar, que as sessões de Reiki tinham sido uma mais-valia proporcionando aos utentes momentos de relaxamento e bem-estar.

RP — Notou-se uma evolução na forma como o Reiki foi sendo percepcionado pelos utentes, ou até mesmo pelos colaboradores do lar, ao longo do tempo?
SG –
Sim, claro que sim. Ao longo do tempo os utentes foram sentindo mais bem-estar, mais motivação e as próprias cuidadoras do lar foram demonstrando interesse em poder receber Reiki.

RP — Em que aspectos se notou mais o efeito do Reiki?
SG —
De acordo com o relatório de estudo e análise efectuado por nós e também tendo em conta os elementos transmitidos pela equipa do Lar, os efeitos do Reiki notaram-se, sobretudo, na tranquilidade e serenidade de alguns utentes após as sessões. Também foram notórias as melhorias observadas num caso concreto de Alzheimer, nomeadamente ao nível da memória da utente.

RP — Como foi feita a selecção dos utentes envolvidos?
SG —
Foi feita através da análise da situação clínica. Deste primeiro grupo de utentes fizeram parte as pessoas com problemas de saúde mais graves e que mais necessitavam da terapia.

RP – Como vês a implementação de práticas de registo e avaliação no decurso dos projectos de voluntariado da APR, à semelhança do que vocês fizeram neste projecto?
SG —
Vejo de uma forma positiva. Neste caso concreto, optámos por ter uma relação “clinica” com o Lar e, ao mesmo tempo, estudarmos os benefícios do Reiki em casos específicos de doenças concretas. Para podermos um dia ter esta terapia legalizada e trabalhar de forma profissional, penso ser muito importante apresentar este tipo de relatório. É a melhor forma de se poder fazer uma avaliação qualitativa da aplicação e do benefício da terapia.

RP – Queres destacar algum outro aspecto sobre este projecto?
SG —
Acrescento que foi um desafio enorme e que a satisfação, empenho e dedicação com que as voluntárias se entregaram a este projecto é louvável e digna de um grande “obrigada”!
Sem a Judite Santos, Pureza Malheiro, Ana Grund, Maria José Soares e a Ana Cláudia Rodrigues, não teria sido possível realizar este projecto. Um bem-haja a todas elas e só por hoje sou muito grata!

Mais informação sobre projectos de Reiki para seniores desenvolvidos pela APR:
http://associacaoportuguesadereiki.com/reiki/reiki-para-seniores.html

CONTACTOS:
Núcleo do Porto da APR

http://nucleodoportoapr.blogspot.pt
nucleodoportoapr@gmail.com

Lar Canto d’Encanto
http://www.civas.pt
lar@civas.pt

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 553 times, 1 visits today)