Piaget Envelhecimento Ativo Reiki

A população sénior, o seu cuidado, sempre foi um dos caminhos que a Associação Portuguesa de Reiki apoiou, desde que iniciamos o projecto Reiki Viver + Energia, na Cruz Vermelha Portuguesa, em 2010.
Este é um trabalho que temos estado cada vez mais a desenvolver, criando e suportando vários projectos, desde a Formação para a qualidade de vida com Reiki até ao voluntariado em terapia Reiki.
Curiosamente, uma das palestras deste Congresso foi “Capital Mental: fator preventivo da dependência” do Dr. Horácio Firmino que apontou para a actividade física protectora, a alimentação, a depressão e perturbações da ansiedade, o stress na vida diária e a doença crónica como factores de risco para a demência na pessoa. São exactamente alguns desses pontos que tocamos com o Reiki, não dizendo que o Reiki substitui qualquer tipo de acompanhamento médico ou terapêutica mas sim, complementando. O que pode então o Reiki trazer?
A filosofia de vida com os princípios, a prática da terapia, o auto-cuidado que equilibra e invoca as emoções positivas, o estar aqui e agora, são alguns dos seus benefícios.

O Congresso realizou-se nos dias 9 e 10 de Novembro de 2012 na Escola Superior de Saúde Jean Piaget, Campus Universitário de Viseu, intitulado “Congresso Internacional Envelhecimento Ativo: Atravessando Gerações”, com temas como “o envelhecimento na sociedade contemporânea, O idoso integrado na sociedade, Programas para a população geriátrica, Idoso dependente: da situação à acção, Isolamento e sua prevenção”.
Estivemos enquadrados no Painel V – Terapias não convencionais direccionadas para a população geriátrica, em conjunto com a Drª Paula Gerrinha, socióloga da SPAT.

Piaget Envelhecimento Ativo Reiki

Prof. Fernando Mateus, Moderador e João Magalhães

Todos os dados estatísticos apontam para um envelhecimento da população e um aumento da expectativa de vida, o que leva a um olhar mais atento às necessidades dessa faixa etária. Esta foi também uma preocupação levantada ao longo do Congresso por vários palestrantes. A essas questões da nossa população, prentendemos dar uma resposta, através do nosso “2013 – Ano da Proximidade e Solidariedade“, com o projecto Viver + Energia, Reiki para Seniores. Como disse José Augusto, presidente do Rotary Club de Viseu, há que “Tirar as rugas da alma e as artroses do Espírito”, há que agir, que levar à prática, partilhando com e formando a população sénior.

Viver + Energia
Na nossa presentação sobre Reiki para Seniores, indicamos as várias instituições com as quais trabalhamos, como a UNAGUI, Universidade Sénior de Vizela (Rotary Club), Cruz Vermelha, CIVAS, Programa Recriar a Vida, Fraterna, entre outras, apresentando também os dados de um estudo feito em Guimarães, com Seniores, sobre a qualidade de vida e alterações na tensão arterial, antes e depois da sessão de Reiki.

Acreditamos e temos vindo a comprovar ao longo deste tempo, que a prática de Reiki ajuda construtivamente numa vida mais positiva, equilibrada e, sem dúvida, com mais qualidade.

Piaget Envelhecimento Ativo Reiki

Apresentação de João Magalhães

AGRADECIMENTOS
À Sílvia Oliveira, Susana Duarte, Amélia Ferreira, Inês Figueiras Guimarães e Belanita, pela doação de tempo e saber ao realizarem as sessões de Reiki a seniores que permitiram o estudo apresentado. À Fraterna por acreditar em mais este projecto. Ao Prof. Fernando Mateus por toda a bondade, amizade e oportunidade neste Congresso, à Cláudia Flacho por mais esta doação de saber, a estatística. Ao Instituto Piaget, na pessoa da Presidente do Campus Marie Françoise Cruz, pela tão boa recepção e aceitação.

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 390 times, 1 visits today)