Tuesday, October 27, 2020

Valter Jacinto Voluntariado Reiki

Dedica-se de alma e coração à Associação Portuguesa de Reiki (APR) e a ele se deve, em grande parte, o desenvolvimento do voluntariado na zona de Lisboa. Valter Jacinto é Vice-presidente da APR e tenta colocar, em tudo o que faz, um pouco dos ensinamentos do Mestre Mikao Usui.

Há quanto tempo estás ligado ao Reiki e à APR?

Sou um jovem no Reiki! Nasci para o Reiki na mesma altura em que a APR, mas só iniciámos relacionamento no “infantário”.

O que é que te motivou a aceitar o convite para integrar os Órgãos Sociais da APR?

Para mim, estar no Reiki e na APR é praticamente indissociável. Pertencer aos Órgãos Sociais ou colaborar activamente nos projectos da APR tem o mesmo sentido.

O voluntariado é uma das principais áreas de intervenção da Associação. Que balanço fazes deste sector desde que assumiste a sua coordenação?

O balanço é francamente positivo, tanto no crescimento dos projectos como na avaliação dos mesmos.

Que importância tem o voluntariado para ti enquanto praticante e mestre de Reiki?

Para mim o voluntariado é inerente à pratica do Reiki. Esta é a minha forma de sentir enquanto reikiano. Também sei que, de um modo geral, todos os reikianos, mesmo os profissionais, sentem o chamamento para a dádiva, o que explica a adesão aos convites para os projectos de voluntarido, apesar de muitas vezes essa adesão não se concretizar por incompatilidades com os horários disponíveis.

Entre os diversos protocolos de voluntariado que a APR tem actualmente em vigor, qual é o mais especial para ti?

Não faço qualquer diferenciação entre projectos, tendo em conta a prática e divulgação do Reiki, apesar de cada um ter o seu envolvimento específico.

Será que podes levantar um pouco do véu relativamente aos futuros projectos de voluntariado da Associação?

Os futuros projectos serão resultado do trabalho actual, até porque “uma boa sementeira, bem tratada e acarinhada, produzirá uma boa colheita”.

Durante a apresentação que fizeste no 3.º Congresso Nacional de Reiki sublinhaste a importância de os praticantes de Reiki terem sempre em mente os Cinco Princípios. O que é que motivou esta chamada de atenção?

Como reikiano considero que os ensinamentos do Mestre Mikao Usui são a nossa melhor herança. Não como um guião que abra caminhos a radicalismos e a verdades insofismáveis, mas tão só como uma tomada de consciência; se preferirem, como uma ferramenta que nos ajuda na mudança. Todos nós, em jovens, quisemos mudar o mundo. Verificamos que não o mudámos, mas aprendemos que se nós mudarmos, então o mundo à nossa volta também muda. Assim, sejamos agentes de mudança. Para isso há que cuidar de nós primeiro através do auto-tratamento e da interiorização dos Cinco Principios (Meditação Gassho) e depois veremos a mudança enquanto cura. Portanto, só por hoje… sou calmo, confio, sou grato, trabalho-(me) arduamente e sou bondoso.

Segundo João Magalhães, presidente da Associação Portuguesa de Reiki, o trabalho de Valter Jacinto é, desde o seu primeiro dia, um trabalho de coração, de praticante de Reiki – O crescimento da Casa Coração, desde o seu primeiro momento, em que estava vazia, ao que está agora, em todos os aspectos, é graças ao trabalho do Valter. Desde a sua dedicação como voluntário, abrindo o espaço mais cedo para receber utentes, todas as semanas, à organização e formação nos cursos de voluntariado, ao estar em todos os momentos, na sua criatividade e dedicação a tornar este espaço mais confortável. O seu trabalho nem sempre se vê mas, os muitos utentes que já tiveram a sorte de ter o seu acompanhamento testemunham o bom espírito deste praticante de Reiki. Sempre firme nos cinco princípios, sempre assertivo e encorajador, o Valter é mesmo uma pedra basilar de toda esta grande associação, feita por todos.

[box type=”info”]

Valter Jacinto

Função na APR: Coordenador da área do Voluntariado
Cargo nos Órgãos Sociais: Vice-presidente da Direcção

Tarefas
• Desenvolvimento das acções e formações de voluntariado
• Desenvolvimento do voluntariado e acções de solidariedade em Lisboa
• Gestão e apoio da Casa Coração

Contacto:
voluntariado@montekurama.org[/box]

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 262 times, 1 visits today)