Saturday, October 24, 2020

joao-ribeiro-reiki-pingo-doce

Através da imposição das mãos sobre o Corpo, a terapia Reiki proporciona uma sensação de bem-estar. É uma terapia complementar que já chegou aos hospitais, revelando-se também muito útil no dia-a-dia, como confirmam alguns colaboradores do Grupo.

Quando as crianças se magoam, temos tendência a pousar as mãos no local afectado, enquanto repetimos “já passou”! Na verdade. este gesto aparentemente intuitivo tem uma história mais longe e complexa.

Reiki: Era uma vez…

Preocupado em descobrir a cura do corpo. o monge budista japonês Mikao Usu» decidiu partir em viagem, em busca de mais conhecimentos. Em 1922, depois de uma visita a China e a alguns países da Europa, Mikao entendeu fazer um retiro de 21 dias de e jejum no Monte Kurama. Conta-se que usou pedras para contar os dias e que na madrugada do 21º teve uma experiência de  iluminação, recebendo uma energia que lhe permitiu compreender o que andava à procura. Mikao acabara de descobrir uma fórmula de cura. que aplicou com sucesso mal desceu o monte. A pratica acabou por ser transmitida de geração em geração, do Oriente para o Ocidente, até aos dias de hoje.

O que é e como funciona?

Na palavra Reiki, os vocábulos japoneses Rei (Universal) e Ki (Energia) juntaram-se para descrever um tipo de energia universal, que existe em todos os seres vivos e alimenta a vida. Tal como defende a medicina tradicional chinesa, são os bloqueios ou desequilíbrios da energia que originam a doença. E a terapia Reiki realinha o fluxo de energia, trazendo o equilibrio energético ao corpo e uma Sensação de bem-estar geral.
Segundo a Associação Portuguesa de Reiki, esta terapia pode sef aplicada ao paciente, sentado ou deitado, sempre com a roupa vestida. O praticante passa as suas mãos pelo paciente em determinadas posições, sem exercer qualquer pressão ou manipulação (pode haver ou não contacto físico). “As mãos, são terminais de saída de energia Reiki e, como tal, permitem aliviar a dor e ajudar a estabilizar qualquer área do corpo”, explica João Ribeiro, mestre de Reiki e Gerente da loja Pingo Doce de Lourosa-Travanca. Cada sessão de Reiki pode durar entre 20 minutos a uma hora, dependendo das necessidades de cada pessoa

Principais benefícios do Reiki,

  • Produz estado de relaxamento e tranquilidade;
  • Alivia estados de depressão e cansaço
  • Alivia dor (ex.: enxaquecas)
  • Aumenta a capacidade de recuperação após uma cirurgia

Uma terapia complementar

Ao actuar sobre a energia vital, o Reiki trabalha o corpo em todas as suas dimensões além da física, influencia também a parte emocional, mental e espiritual. É esta visão holística (ver o corpo como um todo) que distingue a medicina convencional da maioria das terapias orientais. Enquanto o médico procura curar o corpo, o terapeuta de Reiki procura levar a pessoa a encontrar o seu equilibrio e harmonia energética, a nivel geral, preocupando-se com as causas/desequilibrios que terão motivado o problema de Saúde. É por isso que ambas funcionam bem em conjunto. O Reiki é cada vez mais uma terapia complementar à medicina convencional, tendo vindo a ser implementado em vários hospitais no Brasil, Reino Unido. Espanha e dos Unidos da América. Em Portugal, esta terapia vai lentamente sendo introduzida no sector público de Saúde, através de programas de voluntariado da Associaçäo Portuguesa de Reiki, a qual prevê que a crescente procura, nomeadamente por parte dos próprios profissionais de Saúde, conduza a uma integração da pratica em cursos como o da enfennagem.

joao-ribeiro-reiki-pingo-doce

1º curso de Reiki na Escola Formação Jerónimo Martins, ministrado por João Ribeiro

Reiki entra a nossa gente

Segundo Mikao Usui, o ensino de Reikl deveria estar “disponível ao público em geral. tendo em vista o bem estar que proporciona”, recorda Ana Saraiva e Silva. colaboradora do Grupo na área de Formação Bem Estar. O seu contacto com esta técnica é relativamente recente, mas “à medida que vou praticando, começo a sentir os efeitos positivos que se manifestam na clareza mental na vitalidade e na força interior, e mesmo na perspectiva de vida”. Ana conta que o Reiki a tem ajudado a encontrar paz de espírito. o que passa por “transformar todas as energias densas (culpa, medo ou raiva), em vez de as guardar” e por “sentir gratidão por tudo aquilo que a vida me oferece“. João Ribeiro confirma. A experiência de Reiki ajudou também a gerir prioridades “passei a dedicar mais tempo ao que me realiza e menos tempo ao que tem importância”.
As potencialidades do Reiki na vida pessoal e profissional levaram João Ribeiro a apresentar um projecto-piloto de Reiki no Grupo. Foi organizada una primeira turma composta por directores, médicos do trabalho, entre outros elementos que procuraram assim avaliar a utilidade desta técnica. Até agora os resultados são considerados positivos. Desengane-se, porém, quem pensa que o Reiki resolve problemas. “O Reiki apenas nos torna mais disponiveis para os resolver”, elucida João Ribeiro. O mestre confessa que o facto de a Loja Pingo Doce Lourosa-Travanca ter um gerente e um adjunto Reikianos contribui para explicar o ambiente de tranquilidade em que geralmente são tratados os assuntos de maior tensão. Ribeiro é ainda responsável por três projectos de voluntariado, com idosos, crianças e doentes (com leucemia e linfoma). E está sempre disponível para abraçar mais iniciativas que ajudem a promover (boas) mudanças.

Saiba mais em:

Fonte: Revista Nossa Gente – Pingo Doce, Grupo Jerónimo Martins

joao-ribeiro-reiki-pingo-doce-2joao-ribeiro-reiki-pingo-doce

[box type=”info”]“João Ribeiro é Mestre de Reiki e Terapeuta, coordenador do núcleo de Vila Nova de Gaia. O seu carácter resoluto e positivo, leva-o ainda criar sinergias com outros núcleos, como é por exemplo o de São João da Madeira, com Sara Castanheira. O seu trabalho no voluntariado é exemplar e estruturado, auxiliando não só as instituições e a Associação a avaliarem correctamente as iniciativas, como também a prestar um melhor serviço aos utentes que usufruem desta terapia complementar.”
João Magalhães – Presidente, Associação Portuguesa de Reiki[/box]

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 2.147 times, 1 visits today)