Friday, March 29, 2024

Dia da mulher com Reiki

post-reiki-dia-da-mulher

Comemora-se a 8 de Março o Dia Internacional da Mulher. No Reiki, 70% dos praticantes são mulheres.
Neste dia comemora-se o direito universal – a igualdade de direitos e deveres, o papel da mulher na sociedade global. No Reiki encontramos uma inversão na presença de praticante – há uma maioria de praticantes que são mulheres e porque tal acontecerá?
Ao longo dos tempos, principalmente na nossa sociedade, a mulher teve um papel cuidador. A mãe, a esposa, a enfermeira, a curandeira. Das mãos da mulher saia a vida e delas continuava o cuidado de todas as coisas importantes. Com o surgimento do Reiki em Portugal, na década de 80, vemos um maior interesse da parte das mulheres por esta terapia e filosofia de vida – novamente o cuidar.
O próprio Reiki é um método emancipador!
Ao cuidar de si mesma, a mulher mostra que é capaz de olhar para si em primeiro lugar, de se dar valor, de reconhecer que em primeiro tem que estar o seu bem-estar, antes do bem-estar dos outros.

Habitualmente, nos cursos de Reiki, surge um homem para cada grupo de 5 a 7 mulheres. Porque o despertar desta sensibilidade, do estar predisposto, trabalhando todos os hemisférios e o coração, não é tão comum para os homens. É um processo de descoberta. Desde 2010 que esta prática tem estado a aumentar entre os homens. Também o homem tem encontrado uma nova posição na vida e na sociedade, descobrindo novas formas de estar e de partilhar a responsabilidade. Tal como o Yin e o Yang, energias que se complementam e que juntas são a criação, assim a mulher e o homem vão encontrando a harmonia e o caminho do meio para sociedades cada vez mais positivas e equitativas.

No poema Irmãos, do Imperador Meiji, o grande influenciador da filosofia de vida do Reiki, encontramos a referência ao crescer em harmonia, em igualdade:

Por vezes neste mundo
O vento abana as casas
Mas os problemas são ultrapassados
Se os ramos da árvore (família)
Crescerem harmoniosamente
Imperador Meiji

O Reiki traz a igualdade, auxilia o desenvolvimento da sensibilidade aliado ao prático. Toca-nos profundamente, auxiliando a atingir o necessário equilíbrio interior, o reconhecimento da parte masculina e feminina em cada um. No Reiki todos têm o seu lugar. Com a prática dos cinco princípios, aprendemos a respeitar-nos e a respeitar os outros.

Só por hoje,
Sou calmo
Confio
Sou grato
Trabalho honestamente
Sou bondoso.

A todos, um excelente dia da mulher, pleno de igualdade e muito Reiki

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 600 times, 1 visits today)