Friday, October 30, 2020

Como desenvolver o seu trabalho com Reiki

post-reiki-no-trabalho

Todos temos projetos que queremos cumprir com sucesso. A adversidade, confusão, stress e indisciplina podem ser os nossos piores inimigos. Como usar o Reiki para desenvolver o nosso trabalho?

Motivação

Iniciar um projecto de dia-a-dia, constituir uma empresa ou desenvolver um projeto de voluntariado Reiki requer uma das maiores forças interiores – a motivação!

A motivação é a energia que nos move do ponto A ao ponto B, ultrapassando as dificuldades, a inércia e qualquer desafio que se apresente. Esta energia interior é única em cada um. Marta Graham dizia “Existe uma vitalidade, uma força de vida, uma energia, um despertar, que é traduzido em ação através de você, e porque só existe um de você em todos os tempos, essa expressão é única.” 

Esta é a energia da motivação – imparável, se a conseguirmos descobrir.

A prática de Reiki permite-nos escutar o coração, que é a residência da Motivação.

Disciplina

Tendo motivação, devemos alimentá-la com disciplina. Esta prática de concentração eleva-nos acima do comum, acima do fazer por fazer ou mesmo do laissez-faire (deixar fazer).

A disciplina molda todo o nosso ser, desde a energia, à mente, às emoções. Como adquirir disciplina? Sabendo que temos que fazer, que é a nossa energia que o deve fazer, que será a disciplina que nos permitirá trabalhar e descansar.

A energia do motor, a energia das partes, a energia do todo

Um projeto é quase sempre feito por um conjunto de pessoas. John Croft concluiu num estudo sobre gestão de projectos que de 1000 sonhados, apenas 1 é celebrado findo o período de 3 anos. Muitas vezes o que falha é a falta de sinergia. Afinal o que é sinergia? “Convergência das partes de um todo que concorrem para um mesmo resultado; efeito resultante da ação de vários agentes que atuam da mesma forma, cujo valor é superior ao valor do conjunto desses agentes, se atuassem individualmente” – este é o significado de sinergia e é esta que permite o sucesso de um projecto.

Identificar o motor do projeto é ter a certa que a energia que o visionou continuar a alimentar o mesmo. Aceitar e delegar nas partes que compõem a equipa é dar responsabilidade e valor a cada um. Juntos fazem a energia do Todo – criam o valor global, interior, do projecto. Não devemos esquecer que tudo está interligado, que o nosso sucesso, será também o sucesso dos outros.

Como aplicar Reiki à nossa forma de estar no trabalho

Aplicar (sempre) os cinco princípios de Reiki

今日たけは –Kyo dake wa – Só por Hoje,
怒るな –Ikaruna – Sou Calmo,
 心配すな – Shinpaisuna – Confio,
感謝して – Kanshashite – Sou Grato,
業をはけめ – Gyo wo hageme – Trabalho Honestamente,
人に親切に – Hito ni shinsetsu ni – Sou Bondoso.

Sou calmo

Olhar de frente para a tempestade, para as solicitações e respirar tranquilamente. A mente serena, apoiada pela respiração, permite criar aquele segundo precioso que nos permite ver com clareza. Ser calmo perante a adversidade, permite escolher as melhores opções e ir pelo caminho que nos fará sentido.
Práticas que auxiliam este princípio:
  • Respiração abdominal;
  • Posição no chakra esplénico e no chakra cardíaco
  • Posição no chakra cardíaco e no plexo solar.

Confio

Se estamos muito ansiosos, a projectar muito para o futuro, perdemos o centro e muito facilmente podemos perder a confiança. Como confiar? Esta é uma das virtudes, princípios, mais difíceis de aplicar. Confiar no outro, como? Dita-nos a experiência que o excesso de confiança no outro e até em nós próprios nos leva a caminhar no fio da navalha, na beira do precipício. Ao praticar Reiki, percebemos que a confiança está assente em três pilares – Em nós, no outro, no universo.

Em nós, porque somos o centro, o Ser que irá realizar e que precisa de energia própria para tal. Devemos confiar nas nossas capacidades, ou aceitar que devemos melhorar para atingirmos as competências necessárias para realizarmos a nossa tarefa.

Nos outros, porque não estamos sós, vivemos em sociedade. Sabendo as nossas fronteiras, reconhecendo as necessidades, o que pedimos e damos ao outro, totalmente de forma explícita, estaremos a constituir um contrato de confiança, saudável para todas as relações.

Confiar no universo – um conceito abstracto. Para uns significa confiar na vida, para outros na energia que nos anima, para outros em Deus. No fundo, confiar no universo significa compreender o mecanismo da vida, as sincronicidades que nos interpelam, aceitar as ajudas que tantas vezes desprezamos e que seriam mais um apoio rumo ao sucesso. Confiar no universo, é confiar na vida – o objectivo final de todos é ser feliz. Ao confiar, dentro das fronteiras comuns e aceites por todos, somos felizes como indivíduos e como comunidade.

Práticas que auxiliam este princípio:

  • Posição no chakra esplénico e chakra cardíaco
  • Posição no chakra esplénico e chakra da terceira visão

Sou grato

A pressão do sucesso é incrível. Na nossa sociedade, no trabalho, temos sempre que responder com sucesso. Será essa a realidade?

Não é. O mais natural é termos uma aprendizagem baseada na tentativa/erro. A observação das lições aprendidas pelos outros, aliada à nossa forma de ser e de estar, é o que nos ajudará a errar o menos possível. Quando somos gratos, por tudo na nossa vida, estamos mais leves, mais integrados e agimos com maior inteligência. Ao aplicar este princípio nos nossos sucessos e fracassos, estamos a tornar conscientes todas as lições que percorremos com leveza de espírito. Esta leveza não é desresponsabilização, é sim, consciência. Agradecendo algo que corra mal, percebemos o que nos levou a falhar – um desafio interno, externo, ou ambos?

Ao trazer à consciência essas respostas, com gratidão, fazemos a mudança, cujo princípio é o que vem imediatamente a seguir – trabalho honestamente.

Práticas que auxiliam este princípio:

  • Posição no chakra do plexo solar e chakra cardíaco
  • Posição no chakra do plexo solar e chakra da terceira visão

Trabalho honestamente

O trabalho honesto tem dois aspectos – interior e exterior.

Interiormente devemos comunicar com sinceridade – falar de mim para mim com a total transparência, sinceridade e abertura. É esta comunicação interna que nos leva também a estabelecer a fortaleza de espírito que precisamos para estar centrados. Sabendo as nossas forças e fraquezas, através desta comunicação verdadeira, estamos a elevar-nos na consciência. Auxiliará também a compreender melhor os outros, pois muitas das situações são um espelho, um reflexo de nós mesmos.

Exteriormente devemos trabalhar com humildade e sabedoria. Humildade não é redução do ser ou humilhação, é ter consciência do que se sabe, quem se é. É saber as fronteiras de cada um e respeitá-las. Ser rigoroso, disciplinado e ter uma vontade verdadeira de trabalhar, de produzir, leva-nos a crescer interiormente – observamos a nossa obra a ser realizada.

A prática deste princípio proporciona a iluminação interior nossas fraquezas, auxiliando a tornarem-se forças. E exteriormente leva-nos a saber respeitar as fronteiras e a produzir o que é de nosso dever produzir.

Práticas que auxiliam este princípio:

  • Meditação / reflexão diária sobre o que foi feito e o que devia ter sido feito
  • Posição no chakra laríngeo e no chakra cardíaco
  • Posição no chakra laríngeo e no chakra da terceira visão

Sou bondoso

A bondade é uma das maiores virtudes do Homem. Ao contrário do que se possa pensar, essa bondade começa primeiro em nós. Só por hoje, sou bondoso, traz-nos o amor-próprio, o reconhecer quando precisamos de perdoar a nós mesmos pelos nossos erros e fraquezas. Quando assim o fazemos, melhor sabemos ser bondosos para com os outros, nada lhes pedindo em troca. Este é um acto de amor incondicional, algo que os praticantes de Reiki fazem quando doam Reiki a alguém.

Ser bondoso nos nossos projectos, implica olhar com Amor genuíno para as situações. Perdoar, acarinhar, ensinar, respeitar, elevar. São tudo reflexos da bondade. Primeiro em nós, esvaziando a dor e a necessidade, preenchendo de amor e compaixão, depois, facilmente o conseguimos fazer com o outro, perdoando os seus erros e desvios. Num projecto todos têm que funcionar como um todo – saudável, vivo!

Práticas que auxiliam este princípio:

  • Meditação orientada à compaixão
  • Posição no chakra da terceira visão e no cardíaco
  • Posição no chakra cardíaco

Dar resposta

O feedback é sempre importante quer numa situação de aprendizagem, quer de colaboração. Ao nos envolvermos num projecto, devemos dar resposta, quer àqueles que nos apoiam interiormente, quer àqueles que são servidos no projecto. Algumas dicas a reflectir, neste modelo de feedback:

modelo-feedback

 

Há que avaliar sempre a comunicação com os outros (e a interior também). Que resposta devemos dar? Como podemos, de forma assertiva, indicar alternativas ou levar um projecto a debate? A comunicação não é simples, pois cada um tem os seus códigos e necessidades, que podem ser totalmente opostas às do interlocutor. Na prática de Reiki, na prática dos cinco princípios, podemos encontrar o mesmo código de comunicação e respeito. Saber ouvir, saber falar.

Projectos com sucesso, projectos com Reiki

Ao longo deste artigo pretendemos demonstrar como a prática de Reiki alcança os vários patamares da nossa vida, como tudo se interliga. O saber não ocupa lugar, o campo energético não está afastado do mental. Sendo um Todo, teremos mais a ganhar usando todo o nosso saber, aliando todas as nossas práticas.

Reiki é simples, ele trabalha o equilíbrio na pessoa. Mesmo que o projecto não avance, ou não tenha o resultado esperado, devemos ser gratos pela oportunidade de com ele crescer. Mais uma vez aplicamos um dos cinco princípios. Olhar para os erros e mudar, equilibradamente, ajuda-nos a chegar mais longe.

A procura de novos modelos de gestão e marketing poderão auxiliar os praticantes de Reiki a terem uma perspectiva mais positiva no mundo dos negócios. No Fórum Reiki e Empreendedorismo apresentámos o modelo Marketing Espiritual – o Marketing 3.0, que será motivo de um próximo artigo. Outros modelos como Kaizen e os 5 S, serão igualmente abordados.

[box type=”info”]Podem ler mais sobre o HUB CRIARE e Fórum Reiki e Empreendedorismo aqui…[/box]

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 7.878 times, 1 visits today)