Sunday, October 25, 2020

Retiro de Reiki em silêncio

Os retiros são uma forma de auto-conhecimento e crescimento interior. O retiro de Reiki em silêncio, realizado por Paulo Roseta, coordenador do núcleo de Reiki em Barcelos, foi uma demonstração como se pode aliar a busca pelo auto-conhecimento com o Reiki, num momento de silêncio e interioridade.

Um retiro de silêncio é exigente. Como reagiram os participantes?

De inicio, principalmente na primeira refeição, notou-se em alguns participantes alguma tensão por ser feita em silêncio. O barulho dos talheres e o degustar a comida calmante pareceu um exercício bastante complexo e stressante para alguns. De resto foi muito bom praticar o Gokai em conjunto, mesmo ao nascer do sol, o que não estava previamente planeado mas que foi sugerido por alguns elementos e aceite de imediato.

De que forma foi inserido o Reiki nesta prática interior?

A cima de tudo, e tal como planeado, o retiro incidiu no Reiki e no autoconhecimento. Um momento para nos virarmos para nós mesmos, um momento introspetivo, contrariamente ao que a sociedade nos habitua, pois temos que nos virar para a família, para a esposa ou o marido, para os filhos, para os amigos, para o trabalho, esquecendo muitas vezes de nós mesmos. Conhecermo-nos autenticamente. O retiro foi uma forma de viver mais de perto a filosofia de vida que o Mestre Mikao Usui nos legou. Desde do primeiro minuto até ao último, o Reiki foi vivenciado quer como terapia, quer como filosofia. Esse será o trabalho que terá continuidade em próximos retiros.

 

O retiro foi realizado no Montariol. Foi importante a sua localização?

Sim este é definitivamente um local muito especial e será o nosso local de eleição para futuros retiros de Reiki.

Quem participa tem que ter alguma preparação prévia?

Não, tivemos Reikianos e não Reikianos pelo que havia sempre acompanhamento de ambos os grupos.

 

Podes descrever uma situação interessante deste retiro?

Descrevo duas: o Gokai ao nascer do sol ao ar livre. Foi muito intenso para todos que participaram nele. Outra situação muito interessante que vivenciamos no retiro, aconteceu com uma senhora de 72 anos que estava hospedada no convento e que nos pediu uma terapia pois, segundo ela, não dormia bem à cerca de uma semana. Fizemos a terapia usando a técnica Shushu-Reiki ao som de taças tibetanas. Como resultado, soubemos no dia seguinte pela própria, depois de sair da nossa companhia à noite após a terapia, foi descansar, tendo dormido a noite toda até às 7:00h do dia seguinte. A senhora agradeceu-nos muito pois sentia-se mais leve e bem-disposta. Surpreendeu-nos com um postal de agradecimento que deixou na nossa mesa ao almoço. De facto, o importante de um retiro do silêncio é valorizar situações que normalmente são tão vulgares que nos esquecemos de dar o devido valor.

D.Manuela

 

No final, como estavam os participantes, comparando com a sua chegada?

O momento das refeições foi de facto a melhor forma de vermos os participante a adaptarem-se ao silêncio e a relaxarem e conseguirem sentir-se à vontade e sem pressas, saborear devidamente as refeições. No fundo despirem o casaco pesado das nossas vidas e sentirem-se mais libertos e calmos. Verificamos que todos os feedbacks foram positivos e que estes participantes após dois dias tornaram-se bastantes unidos e muito mais relaxados e aliviados de tensões pré-existentes. Na sua maioria os participantes disseram que serviu para refletir e chegar a certas conclusões e respostas em termos pessoais. Portanto, considero que este retiro foi muito positivo para todos e irá repetir-se em principio em Setembro (e depois tentaremos realizar dentro das mesmas datas para o próximo ano). Entendo que um retiro deste género faz toda a diferença pois aproxima quer Reikianos quer não Reikianos à essência do Reiki e do autoconhecimento. Desta forma aproximamo-nos mais do legado que Mestre Mikao Usui nos passou, ao mesmo tempo que serve também para praticar e esclarecer dúvidas em relação a certas técnicas de Reiki.

[box type=”info”]

Podem ver mais fotos deste retiro de Reiki, no Facebook…

Núcleo de Reiki de Barcelos

Barcelos

Paulo Roseta

Telemóvel: 929 075 561 / 929 193 968

Email: info@reikiembarcelos.com

Site: www.reikiembarcelos.com

Facebook: Reiki em Barcelos

Morada: Rua da Olivença, Urb. Qta. da Espinheira, bloco3, Fração B 4750-191 Barcelos, Portugal

[/box]

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 1.268 times, 1 visits today)