Tuesday, October 27, 2020

Reiki nas jornadas da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny

O Reiki este presente nas Jornadas da Escola Superior de Enfermagem de São José Cluny. A palestra “Reiki: uma terapia energética”, realizada pelo Coordenador do Funchal, Reinaldo Fino, teve boa recetividade junto dos alunos finalistas do curso de enfermagem. 

 post-enfermagem

Sentiste que houve boa recetividade sobre o tema do Reiki?

Sim, senti que houve uma ótima recetividade. Os profissionais de saúde em geral e os enfermeiros em particular, afirmam e demonstram através da investigação científica que o Reiki é um poderoso auxiliar nas prestações dos cuidados de saúdes. Daí que falar sobre o Reiki, além de muito me honrar, é uma prova inequívoca da abertura de mentalidades de um tema que não é nem novo e nem desconhecido. A prova disto, é que há mais de 3 milhões de praticantes de reiki espalhados pelos 5 continentes.

Quero salientar que num recente estudo publicado pela National Healthy Stastisc Report, foi estimado que nos Estados Unidos, cerca de 1,2 milhões de adultos e 161 mil crianças já receberam uma ou mais sessões de terapias energéticas como o Reiki.

Nos hospitais, os próprios médicos, enfermeiros e pessoal de apoio vem sendo treinados em dar sessões de Reiki.

A aceitação na medicina tem crescido muito. Em 2008, cerca 15% dos hospitais americanos (cerca de 800 hospitais) ofereceram Reiki como parte regular de serviços aos pacientes que solicitaram este tipo de terapia. O reiki é uma terapia que pode ajudar a reduzir os custos com medicamentos e tratamentos dispendiosos.

foto1

Como achas que pode ser integrado num curso de enfermagem, o ensino do Reiki?

Sim com certeza, um exemplo disto foi o desenvolvimento pela Drª Dolores Krieger, em 1975, de cursos Pós Graduação na prestigiada New York University da prática do Toque Terapêutico (criado pelas enfermeiras Drª Dolores Krieger e Dora Kuns) que usa a mesma linha do Reiki, apenas diferindo na utilização dos símbolos e mantras associados. Hoje o toque terapêutico é ensinado em todo o mundo ao pessoal de enfermagem hospitalar e faz parte do currículo em mais de 100 universidades dos Estados Unidos e fora deles. Na minha opinião, em Portugal é uma questão de tempo, mais cedo ou mais tarde as pessoas vão se render aos benefícios do Reiki. É necessário ser um processo realizado gradualmente.

Em primeiro lugar é necessário separar os mitos e preconceitos em torno do Reiki, ou seja, eu acredito que o reiki tem espaço dentro das empresas privadas, das instituições públicas e porque não dentro do ensino superior privado ou público? É que a natureza espiritual do reiki na busca do equilíbrio interior do indivíduo, às vezes, pode gerar alguma confusão para quem não está familiarizado com esta terapia. Por isso é importante deixar claro que o Reiki não tem nada a ver com nenhuma crença religiosa. Isto é para se compreender que o amor e a compaixão que caminham lado a lado com o Reiki é compatível com qualquer crença religiosa.

Em segundo lugar é necessário haver uma regulamentação ou uma acreditação por parte das entidades públicas ou privadas para que não haja dúvidas sobre a qualidade dos formadores ou professores de reiki, daí o papel essencial da Associação Portuguesa de Reiki. Depois seria interessante seguir o exemplo de regulamentação alcançada por outras terapias complementares com um estatuto legal mais solidificado (exemplo da Acupuntura, Quiropratica e Osteopatia).

E em terceiro lugar envolver num diálogo mais profundo os stakeholders do setor, ou seja estabelecer parcerias e protocolos entre as Escolas Superiores de Enfermagem, a Ordem dos Enfermeiros e a Associação Portuguesa de Reiki. Desta forma o Reiki teria grandes chances de ocupar o lugar que merece.

foto3

Nesta palestra, falou-se também de reflexologia. Achas que estas duas terapias se complementam?

Na minha opinião qualquer profissional de saúde deve fazer tudo que está ao seu alcance para ajudar a curar o paciente. O que deve ser importante é o resultado final. Então havendo a necessidade de incluir outras técnicas que melhorem a eficácia do tratamento em benefício do paciente, porque não complementar com outras técnicas?

Como pode o Reiki auxiliar a quem faça reflexologia?

Eu não conheço a terapia da reflexologia a fundo, já recebi algumas sessões. Sei conceptualmente que a reflexologia assim como o reiki procura que o corpo retome a habilidade natural para curar a si mesmo. A noção básica que tenho, a partir da minha experiência de recetor, é que é através do toque pelas mãos do terapeuta em certas zonas ou pontos dos nossos pés que podem estimular o reequilíbrio de outras zonas do corpo. Nesta medida, o reiki como terapia energética através das mãos, poderá potencializar a eficácia do tratamento de um terapeuta de reflexologia na utilização da energia das suas mãos no processo de reequilíbrio do corpo. Porque a cura é um processo que há que se ter conta de multifatores.

Qual seria o teu sonho para o Reiki na Madeira?

Eu sonho que o reiki possa relembrar as pessoas a amarem-se mais uns aos outros, não só na Madeira, mas no planeta todo. Sonho que o Reiki auxilie cada ser humano, a criar uma auto muralha de confiança, de autossegurança e mais ainda, sonho em partilhar e ajudar com o Reiki a quem quer que necessite da minha ajuda e acima de tudo que reconheça que está necessitando de ajuda. Sonho que o Reiki possa ser a ponte que cada ser humano precisa para despertar, renascer e utilizar a sua essência divina.

foto4

Convite feito pela Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, através dos “Alunos finalistas do curso de enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny”

[box type=”info”]

Orientação Profª Vita Rodrigues

Tema das Jornadas: No âmbito da Unidade Curricular: Formação Em Enfermagem

Jornadas  “Formação Contínua: Uma Necessidade Constante”:

Painel Terapias Complementares: “Reiki uma Terapia Energética”

Dias: 17 e 18 de abril 2013

Local: Auditório Florence Nightingale – Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny

Mesa: Terapias Alternativas

Moderadora: Carina Oliveira (Aluna do 4º ano ESESJC)

11h15-11h50- “A saúde nos seus pés”

Preletor: Terapeuta Eduardo Luís

11h50-12h30- “ Reiki: Uma terapia energética”

Preletor: Dr. Reinaldo Fino

[/box] [box type=”note”]

Núcleo do Funchal

Reinaldo Fino

http://www.reinaldofino.com
reinaldofino@hotmail.com 
Telem. n.º 96 561 87 23

[/box]

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 552 times, 1 visits today)