coimbra

A Associação Portuguesa de Reiki (APR) esteve em Coimbra, no passado dia 8 de junho, para uma palestra de esclarecimento sobre Reiki. O encontro decorreu em grande harmonia e contou com diversos testemunhos de médicos e doentes para quem o Reiki faz todo o sentido.

O Círculo de Cultura Portuguesa encheu-se para acolher o Reiki Solidário em Coimbra, evento da ARP integrado no Projeto 2013 – Ano da Proximidade e Solidariedade. Cerca de 100 pessoas participaram no encontro organizado pela APR, contando com o apoio de Ana Gonçalves, coordenadora do Núcleo de Coimbra.

O enfermeiro Bruno Azevedo, que integra os Órgãos Sociais da APR, falou sobre o Reiki e o âmbito da sua aplicação. O orador deu também conta da atuação da APR ao nível do esclarecimento sobre Reiki, voluntariado e criação de normas éticas e deontológicas para a prática desta terapia complementar.

Vários médicos e pacientes contribuíram com o seu testemunho sobre o recurso ao Reiki para o tratamento de situações clínicas. Nas palavras de Teresa Mendes, membro dos Órgãos Sociais da APR e uma das responsáveis pela organização do encontro, esta partilha constituiu “uma grande mais-valia para o evento”.

Várias pessoas presentes na assistência pediram esclarecimentos, nomeadamente uma professora que quis saber de que forma o Reiki pode ajudar numa sala de aula. Esta questão foi respondida por um professor praticante de Reiki, que revelou a forma como utiliza a filosofia do Reiki no seu dia a dia. Outras dúvidas suscitadas prenderam-se com situações de saúde no sentido de se perceber as vantagens da utilização do Reiki.

Após a palestra foram realizadas 15 sessões de Reiki a quem quis experimentar. Além de Bruno Azevedo, Teresa Mendes e Ana Gonçalves, contribuíram para a realização destas sessões Pedro Favinha (que também integra os Órgãos Sociais da APR) e Paula Robalo (voluntária da APR), entre outros.

Pedro Favinha e Ana Gonçalves

Enfermeiro Bruno Azevedo

Momento de interiorização dos Cinco Princípios do Reiki

DIGITAL CAMERA