Thursday, March 28, 2024

3 pilares do Reiki

No Oriente, o ritual está sempre presente. Os 3 pilares do Reiki são as bases para qualquer praticante iniciar a sua vivência com Reiki. Estes pilares, são mais uma das pérolas do legado do Mestre Usui. A sua bondade e visão para com os praticantes, trouxe um método estruturado que nos auxilia a praticar melhor.

O ritual ajuda-nos a estar no aqui e agora, a ligar e a sentir. Naturalmente, com o passar do tempo, tudo estará interiorizado e muitas vezes estes passos não serão seguidos de forma ritualista. Pilares são mesmo isso, estruturas que nos guiam no nosso caminho de Reiki.

Os 3 pilares do Reiki

Gassho

Gassho significa “duas mãos juntas”. Consiste numa prática meditativa com as duas mãos unidas na altura do chakra cardíaco, praticada, por 20 a 30 minutos, antes de levantar e deitar, antes dos cursos, encontros e tratamentos. Ao estarem as mãos juntas, em Gassho, no coração, estamos a revitalizar a nossa fonte de Amor Incondicional. O coração é o motor do Reiki. Sem ele não conseguiremos praticar.

Nesta meditação Gassho, podemos e devemos recitar os cinco princípios de Reiki, fazendo-os vibrar interiormente de tal forma que passarão também para a nossa aura, transformando o que nos rodeia.

Reiji-Ho

Reiji-Ho é uma técnica formada pelas palavras Reiji ou “indicação da energia Reiki” e Ho que significa “técnica”. Reiji-Ho é formado por três breves rituais que começa com as mãos na posição Gassho, seguindo-se por uma oração/pedido silenciosao pela nossa recuperação, equilíbrio ou outra intenção nossa ou para outra pessoa. Finalizando ao elevar-se as mãos na altura do sexto chacra (a terceira visão) solicitamos que o Reiki guie as mãos para os pontos onde a energia é necessária. Agradecemos, por a energia fluir através de nós, agradecemos pela oportunidade que a outra pessoa nos traz (caso estejamos a passar Reiki a alguém).

Chiryo

Chiryo, significa “tratamento” é a própria prática do tratamento e que segundo as orientações do Mestre Usui devia ser praticado após meditar (Gassho) e orar (Reiji-Ho).

Exemplo de um início de auto-tratamento com os 3 pilares do Reiki

Gassho

  • Colocar as mãos juntas, encostadas ao chakra cardíaco;
  • Estar no aqui e agora, mente limpa e coração predisposto;
  • Ligar à fonte do Reiki;
  • Sentir a energia a fluir até ao coração e do coração às mãos;
  • Recitar os cinco princípios de Reiki, fazer vibrar no nosso interior e sentir a preencherem a nossa aura;
  • Sentir todo o fluir da energia Reiki pelo nosso corpo, saindo pelas mãos.

Reiji-Ho

  • Elevar as mãos à altura do chakra da terceira visão;
  • Vamos colocar a intenção desta sessão de Reiki;
  • “Peço à energia Reiki que me auxilie a equilibrar… pelo meu Bem Supremo”, ou “Peço à energia Reiki que me auxilie no tratamento ao meu… para equilíbrio da saúde, pelo meu Bem Supremo”;
  • Vamos agradecer: “Agradeço ao Reiki por fluir através de mim, por todo o Bem que me traz e traz a todos a quem faço” “Agradeço ao Mestre Usui pelos seus ensinamentos” “Agradeço a mim mesmo pela minha predisposição de me tratar”. Podem adicionar mais agradecimentos que queiram.

Chiryo

Algumas notas

Cada um destes pilares é feito no tempo que sentirem. No Gassho podem também colocar uma intenção, no fundo estão a fazê-lo de coração. No Reiji-ho, colocam a vossa intenção, esta é muito importante pois irá orientar o decorrer da sessão e devem fazer o agradecimento. No Chiryo, devem seguir as posições iniciais num tratamento total ou então a intuição, pelo tempo que for necessário.

[box type=”info”]Publicado no Tao do Reiki[/box]

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 3.988 times, 1 visits today)