Zemanta Related Posts Thumbnail

Começou na passada sexta-feira, dia 6 de setembro, o projeto de Reiki no Hospital do Fundão, promovido em regime de voluntariado pelo Núcleo da Associação Portuguesa de Reiki (APR) daquela localidade. Segundo as coordenadoras do Núcleo, Cristina Afonso e Paula Roque, “a aceitação foi muito boa”, de tal forma que realizaram as seis consultas disponíveis para o dia, estando prevista idêntica adesão na próxima semana, tendo em conta as marcações já efetuadas.

A acompanhar as responsáveis do Núcleo estiveram Patrícia Aguilar, a quem antecipadamente havia sido dada formação de voluntariado Reiki, e Fátima Gonzalo, que facultou apoio ao Núcleo desde o início do projeto. Paula Roque e Cristina Afonso sublinham ” o profissionalismo com que o Hospital encarou este projeto”, nomeadamente, por ter sido “elaborada uma lista para as marcações das consultas às quais atribuíram um código de consulta de Reiki, entrando no sistema de marcações do hospital, como qualquer outro tipo de consulta”. Isto permitirá também ao hospital ter números exatos, sendo que há o interesse por parte da instituição de “fazer análise dos dados estatisticamente”.

Para as consultas de Reiki, o Hospital disponibilizou dois gabinetes, ambos com marquesa, os quais estavam devidamente identificados no corredor com placas onde se lia “REIKI – Consultas Reiki FND”  [FND – Fundão]. “As equipas do hospital excederam as nossas expectativas, desde o guiché das marcações, ao gabinete de comunicação até à D. Lucrécia Nunes, da Direção que está responsável no hospital do Fundão por este projeto”, acrescentam as coordenadoras do Núcleo.

Tendo em conta a adesão registada, é possível que venha a ser necessário alargar a equipa de voluntários , a quem também deverá ser dada formação adequada “como condição essencial”.

O Hospital do Fundão integra, juntamente com o Hospital de Pêro da Covilhã, o Centro Hospitalar de Cova da Beira (CHCB). De realçar que o CHCB está certificado como Centro Médico Académico pela Joint Commission International, comissão norte-americana que controla a qualidade de hospitais em todo o mundo.

reiki-no-hospital-fundao
CONTACTOS
Núcleo do Fundão – APR
Paula Roque / Cristina Afonso