Friday, October 30, 2020

Dar de Coração um projeto de solidariedade em Lisboa

O projeto Dar de Coração é uma iniciativa do núcleo de Lisboa da Associação Portuguesa de Reiki para o apoio a pessoas carenciadas. Neste artigo desenvolvemos o conceito pelas palavras da coordenadora Paula Castella

Dar de Coração

O 15 de Agosto é alusivo ao dia Internacional do Reiki, a comemoração da data de nascimento do Mestre MiKao Usui e o Aniversário do Núcleo de Lisboa que fez o seu primeiro ano.

Nós somos parte de um todo, e como tal quando abrimos o nosso coração essa vibração contagia o todo com amor. Nós sentimos isso com a nossa prática de Reiki e isso é maravilhoso.

Há um ano inauguramos o Núcleo de Lisboa da Associação Portuguesa de Reiki, que estou muito Grata, espacialmente ao nosso querido Presidente João Magalhães. Por isso, escolhemos o marco do primeiro ano para anunciar o Projeto Dar de Coração.

Este projeto como indica é darmos de Coração. Se cada um de nós der verdadeiramente um pouco de si a mudança acontece num rosto que por momentos viu desvanecer parte dos seus sonhos, que precisa de um carinho, de uma voz amiga, que se estenda a mão para dizermos que estamos ali. Esta Consciência Coletiva é muito importante, pois não precisamos ir muito longe, basta olharmos para o nosso redor. Todos nós sem exceção precisamos de um apoio por vezes um simples olhar. Está na nossa mão e atitude de queremos contribuirmos para um Mundo Melhor.

Um trabalho direto com carenciados nomeadamente na prática de terapia Reiki e na entrega de alimentos, senti a angústia do dia-a-dia, e constatei o que julgava ser a realidade. O Importante é sentirem que estamos atentos, e ativos em tentarmos contribuir para reduzir os efeitos da situação em que se encontraram, ou tentarmos gradualmente criar soluções que caminhem para a reposição de uma vida mais tranquila.

Este projeto visa isso, uma dinâmica de proximidade solidária alargada. Estamos a criar a equipa multidisciplinar, para dar resposta às áreas de intervenção e apesar de já termos alguns parceiros para esta rede de responsabilidade social, esperamos alargar os apoios para a sustentabilidade deste sonho que se tornou possível iniciar.

Áreas de intervenção do projeto Dar de Coração:

  • SOPAS – Fazer com regularidade sopas enriquecidas e cheias de carinho do nosso Reiki. Iniciar com o grupo mais carenciados identificados pela ação social da Junta de Freguesia de São Jorge de Arroios;
  • EVENTOS DE CONVIVIO COM REFEIÇÃO “DAR DE CORAÇÃO” – Com a recolha de alimentos contamos com regularidade receber no nosso núcleo o grupo de carenciados identificados pela ação social para desfrutarem de uma refeição feita e servida pelos voluntários do Núcleo.
  • BANCO ALIMENTAR DAR DE CORAÇÂO – Continuação de reforços do banco alimentar da junta de freguesia. Uma proposta do Núcleo e que neste momento dá resposta às situações mais emergentes;
  • MOMENTOS DE LEITURA e de REFLEXÂO – Desde da narrativa à poesia dedicado as pessoas que são apaixonadas por leitura e na partilha da reflexão. Para além de combater a solidão, ajudar a estimular o raciocínio e pretende acima de tudo possibilitar ler obras às pessoas que por diversas circunstâncias da vida, ficaram parcialmente ou na totalidade inibidas de ler.
  • AQUISIÇÃO DE BENS EMERGENTES – Verificar as necessidades efetivas e tentar encontrar soluções para contribuirmos com o nosso melhor.
  • APOIO A MÃES E A BEBÉS – Reiki. Entrega de roupas, equipamentos, papas, fraldas, toalhetes, pomadas. Formação.
  • MOMENTOS DE REIKI E PASSEIOS EM COMPANHIA;
  • ENSINO E CULTURA – Filosofia de vida do Reiki, Momentos de Relaxamentos, entre  outras disciplinas.
  • APOIOS NA AREA DA SAUDE;
    • FARMÁCIA DAR DE CORAÇÃO – Entrega de medicamentos que já não utilizam.

Contamos com o apoio de todos para este projeto, quer numa entrega voluntaria ou de alimentos, produtos de higiene entre outros produtos ou equipamentos, na participação das nossas atividades por troca de alimentos quer parcialmente ou na totalidade ou outro produto que seja selecionado no próprio evento.

Desde já Grata ao grupo fantástico dos 61 participantes no evento do Cruzeiro do Tejo “Ver lisboa do Tejo” para festejo do Dia internacional do Reiki e que contribuíram massivamente também com alimentos para este projeto.

[box type=”info”]

PROJETO  “DAR de CORAÇÃO”

Núcleo de Lisboa da Associação Portuguesa de Reiki

Av. Almirante Reis, 182 R/C esq.
1000-054 Lisboa
(Junto à estação de Metro da Alameda)
Telef. 21 846 06 90/ 91 671 12 07
E-mail: núcleo.lisboa.ass.port.reiki@gmail.com

[/box]

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 729 times, 1 visits today)