proreiki1

A associada Margarida Pereira é voluntária na Associação Portuguesa de Reiki (APR) assegurando as relações institucionais com a Alemanha. No dia 3 de maio esteve em Gersfeld para representar a APR no Congresso ProReiki, realizado naquela cidade alemã e que reuniu várias congéneres europeias destinadas à divulgação e formação de Reiki. Em entrevista, Margarida Pereira dá-nos conta de como a APR se destaca a nível Europeu.

No início de Maio estiveste a representar a APR no Congresso Alemão de Reiki. Que balanço fazes da nossa participação?

Foi importante a APR participar num evento deste tipo para percebermos melhor o que é feito em concreto noutros países. Não fazem coisas muito diferentes de nós, mas não existe uma divulgação tão forte como em Portugal.

De que forma as nossas congéneres acolheram as iniciativas desenvolvidas por nós?

As nossas iniciativas foram muito bem recebidas. Questionaram muito sobre o voluntariado, que serve para doar Reiki e para praticar. Quiseram também perceber a interação que existe entre a Associação e câmaras municipais, lares, escolas, etc. Existe uma proximidade maior com a população em si. Verifiquei que na Alemanha existe mais o conceito praticante/cliente e não existe muito ou nenhum voluntariado. Este tópico foi muito bem visto e penso que terá sido “ adotado” pelas congéneres alemãs. Pretendem formar uma ligação maior e mais forte entre ambos os países. Quem sabe, no futuro, podermos vir a desenvolver projetos em conjunto.

Quais foram os projectos levados a cabo em Portugal que mais interesse despertaram entre os participantes? Porquê?

Os temas que despertaram mais interesse foram os relacionados com o voluntariado, a entrega de prémios e também a ligação que apresentei com lares de terceira idade, instituições e hospitais foi muito bem recebida. A este respeito houve mesmo manifestação explícita de reconhecimento do trabalho que estamos a desenvolver. Outro tema muito bem recebido foi a forma como é dada a formação. O apoio que é dado aos alunos durante o seu percurso de estudo e para seu desenvolvimento pessoal. Gostaram da ideia de se celebrar o Dia Internacional de Reiki. Este ano a data ainda não foi muito divulgada, mas estão com projectos de o fazer no próximo ano. Também apreciaram o facto de se promover a divulgação do Reiki através das redes sociais, nomeadamente o Facebook.

Podemos afirmar que Portugal está na vanguarda europeia no que diz respeito à divulgação e promoção do Reiki?

Sem dúvida que a resposta é sim. Fui a última a falar por parte das associações de Reiki convidadas e a apresentação que colheu mais comentários, perguntas e interesse foi a nossa. Não só ficaram admirados com o facto de a nossa apresentação ter sido feita em alemão, como também por Portugal ser um país em crise económica mas ter tanto “amor ao próximo” para dar e não pensar apenas no seu próprio bolso. Gostaram da energia que transmitimos quando falámos dos nosso projetos. Também realçaram a quantidade de eventos que organizamos durante o ano e ficaram admirados com o número de núcleos regionais que temos hoje em Portugal, na medida em que a Associação ainda é relativamente recente. Gostaram da boa gestão existente, a nível do país.

Um dos temas abordados no encontro foi a qualificação. Quais as principais conclusões apresentadas sobre este tópico?

Se nós fossemos fazer o Curso da Qualificação que eles promovem, faríamos com “uma perna às costas”! Porque temos diplomas e apresentamos um número de horas de prática (quem pratica voluntariado não terá qualquer problema). Em resumo, o Curso de Qualificação é a nossa formação para Terapeutas, com a exigência de ter de se ser Mestre e apresentar um número de horas de prática.

Podes acrescentar outras informações que consideres pertinentes sobre o tema em causa.

Verifiquei que existem muitos congressos e festivais de Reiki e, na maioria das vezes, realizam-se em Gersfeld. Gersfeld já é considerada a capital do Reiki.

Margarida Pereira durante a apresentação sobre a Associação Portuguesa no Congresso ProReiki