5 anos Associação Portuguesa de ReikiA existência de uma Associação de Reiki não é fácil. Comprovam-se cinco anos de trabalho intenso, exaustivo mas muito recompensante. Como é possível uma associação de Reiki manter-se em cinco anos e planear muitos e muitos vindouros?

A resposta é simples – praticando e vivenciando Reiki. Temos como direções a missão e os valores instituídos. Para os cumprir corretamente temos que obrigatoriamente praticar os cinco princípios. A calma no meio da turbulência, a confiança em todos os envolvidos e no objetivo final, a gratidão pelos desafios que nos colocam e nos levam ainda mais além, a honestidade no trabalho interior e exterior, reconhecendo o que está errado, mudando o que tem que ser mudado e, finalmente, a bondade tão necessária para dar a mão e criar a coesão respeitando todas as diferenças, que são necessárias.

Associação de Reiki APR

Neste ano de 2013, em que cumprimos cinco anos de serviço como associação de Reiki, promovemos as I Jornadas de Reflexão de Mestres de Reiki, com mais de 100 participantes, levando o diálogo, comunicação, partilha, entre as sete associações e os praticantes de Reiki. Levamos o Reiki mais longe, indo a locais que nunca tinham tido sessões de esclarecimento, procurando incitar os praticantes de Reiki a mostrarem-se mais e à população em geral a conhecer a filosofia e prática terapêutica do Reiki. Mais de 200 artigos sobre Reiki foram publicados, esclarecendo, inspirando e trazendo o Reiki a todos.

E pegamos nesse tema como charneira na continuação do nosso trabalho – Reiki para todos. Com dedicação, a acreditar no desenvolvimento de Reiki, estamos em 2013 com mais de 30 núcleos em Portugal Continental, Madeira e Açores, uma doação dos nossos associados que se propõem a coordenadores, desenvolvendo atividades solidárias de norte a sul, de este a oeste. Encontramo-nos em mais de 40 instituições a fazer voluntariado Reiki, além do voluntariado realizado nos núcleos. Chegamos aos hospitais, além do Hospital de São João do Porto, estamos também no Hospital do Fundão. Este saber é também partilhado além-fronteiras onde os nossos instrumentos de avaliação se encontram no Hospital de Medicinas Alternativas, no Brasil. Instituímos em 2012 o Prémio Hayashi de Investigação Reiki e em 2013 entregamos mais prémios de reconhecimento, que permitem suportar e divulgar o estudo académico.

O apoio aos nossos associados é constante mas pretendemos ir mais longe. Este ano disponibilizamos mais ferramentas para Mestres e Terapeutas, realizamos workshops de empreendedorismo gratuitos para associados, promovemos partilhas e formações de voluntariado, entre muitas outras iniciativas de esclarecimento e apoio.

Estes cinco anos não seriam possíveis sem o seu apoio. Graças aos associados, voluntários, coordenadores, órgãos sociais e instituições parceiras. Sem vocês não valeria a pena. Sem dúvida que estes cinco anos se transformarão em cinquenta e muitos mais vindouros. Que sempre seja em bom serviço, com muito Reiki.

Um enorme agradecimento também a todas as Associações de Reiki pelo seu trabalho e partilha, à Federação de Voluntariado em Saúde e a todas as instituições onde realizamos voluntariado.

Celebração dos 5 anos

Será uma celebração de agradecimento a todos os associados, voluntários, coordenadores e órgãos sociais que têm construído a Associação e a divulgação do Reiki em Portugal, aberto e disponível para todos.

Dia 2 de Outubro em Lisboa e dia 5 de Outubro em Guimarães. As entradas são abertas a todos e por donativo:

Associação Portuguesa de Reiki 5 anos

A 22 de Maio de 2008 a Associação Portuguesa de Reiki foi idealizada e constituída a 2 de Outubro de 2008. A celebração oficial é realizada na data de constituição.

Podem ler mais sobre a idealização da Associação aqui…