Wednesday, October 21, 2020

Sê gratoA gratidão é um dos cinco Princípios do Reiki. É importante sermos gratos por tudo o que a vida nos traz, pois todas as situações que vivenciamos trazem aprendizagens importantes para o nosso crescimento pessoal. Por vezes, mesmo as situações aparentemente más, acabam por trazer atrás de si coisas muito boas, como damos conta com o passar do tempo.

É boa ideia reservar em cada dia alguns momentos de reflexão sobre os acontecimentos vividos e o que trouxeram à nossa vida e agradecer pelas coisas que a vida nos dá. Ao darmos graças por tudo o que temos, sintonizamo-nos com o lado positivo da vida, expandimos os nossos corações e aumentamos a nossa alegria. Se observarmos com atenção, constatamos que temos muitas bênçãos na nossa vida e muitos motivos para estarmos gratos.

Contudo, a simples observação mostra que nunca as pessoas tiveram tanto e sentiram que têm tão pouco. Consideramos um dado adquirido ter saúde (até ao momento em que a perdemos), casa, comida, electricidade, água canalizada…e lamentamo-nos porque não temos os aparelhos tecnológicos de última geração (coisa praticamente impossível, aliás, porque saem diariamente novos modelos de tudo) …Ora bem, vamos recuar uns cinquenta anos em Portugal: a grande parte dos mínimos de conforto actuais não existia e as pessoas trabalhavam para garantir que tinham comida na mesa. Não havia luz eléctrica na maior parte dos locais nem água canalizada. Quase todos se deslocavam a pé e muitas pessoas nas aldeias andavam descalças (nas cidades as pessoas tinham já deixado de andar descalças pois quem andasse descalço na rua era multado).

Então, se pensarmos bem, vivemos uma vida de abundância: felizmente temos fartura de comida e não temos que pensar se vamos ter comida na mesa, temos muitas peças de roupa, casas confortáveis e até vários meios de transporte disponíveis para nos deslocarmos facilmente. Temos muitos motivos para estarmos gratos; só para dar um pequeno exemplo, temos vários pares de sapatos (sabe ao certo quantos pares de sapatos tem?) e até de vários tipos, de acordo com o clima: sandálias, sapatilhas e botas muito confortáveis.

Donde vêm os sentimentos de carência e a insatisfação?

Bem, há vários factores que contribuem para gerar um estado de ingratidão e insatisfação, a começar pela Educação.

Todos conhecemos e assimilamos um conjunto de máximas como: “ a vida são dois dias, e este já vai na conta”, “o dinheiro não cresce nas árvores” “ninguém dá nada a ninguém”, “Não se pode ter tudo”…entre muitas outras. Independentemente do fundo de verdade que estes provérbios possam ter, não há dúvida que contribuem para criar um estado mental de insatisfação e a ideia de que nos falta sempre alguma coisa e que nunca iremos conseguir aquilo que queremos. Assim, sendo, se calhar nem há motivos para estarmos gratos!!

Ter uma atitude mental positiva é muito importante, mas nem sempre essa é a atitude mais cultivada a nível de educação, que se concentra mais nos aspectos menos positivos da vida do que nos positivos.

A questão essencial é: como seremos mais felizes, se adoptarmos uma atitude de pessimismo e de insatisfação, ou se desenvolvermos uma atitude de gratidão?

A Gratidão aumenta os nossos níveis de satisfação, pois, quando nos sentamos a fazer uma lista das coisas que temos a agradecer, vemos que afinal até temos muitas razões para nos sentirmos bem. Além disso ajuda-nos a distinguir o essencial do acessório e a valorizar aquilo que é verdadeiramente importante.

Vale a pena fazer o exercício de observar a nossa vida e fazer uma Lista de Gratidão: apontar todas as coisas porque podemos estar gratos – pois se o fizermos com atenção vamos ver que há na nossa vida muitas coisas para agradecer.

Antes de ir dormir agradeça todas as coisas boas do dia e coloque-as na sua lista. Ao fazê-lo, está a sintonizar-se com pensamentos positivos, que durante a noite ficarão a trabalhar no seu inconsciente e que, a pouco e pouco, vão desalojando os medos, as inseguranças e as crenças negativas.

No seu dia-a-dia não se esqueça de agradecer sempre as coisas boas que os outros fazem por si e retribuir na medida do possível. Tome também a iniciativa de fazer algumas coisas boas pelas pessoas que passam pela sua vida.

E lembre-se: A gratidão muda a sua energia e traz aquilo que deseja para a sua vida.

Sara Cardoso

Mestre de Reiki e Psicóloga

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 1.216 times, 1 visits today)