sandra

“Reiki na pessoa com deficiência” foi o tema apresentado pelas coordenadoras do Núcleo de Sintra da Associação Portuguesa de Reiki, Sandra Duarte e Susie Gonçalves, no IV Congresso Nacional de Reiki, que se realizou no dia 26 de outubro, em Castelo Branco.

As responsáveis fizeram uma breve apresentação sobre o protocolo de voluntariado assinado em julho de 2012 com a Associação QE, Uma Nova Linguagem para a Incapacidade. Esta Instituição Particular de Solidariedade Social existe desde 2003 na Abrunheira/Sintra  e promove um novo entendimento para a incapacidade. A sua missão consiste em maximizar a autonomia e integração social de pessoas com atraso de desenvolvimento intelectual, maiores de 16 anos, ajudando estes jovens a criar o seu projeto de vida.

Este protocolo é constituído por dois projetos distintos:

 

logo-sorrir-e-abracar-reiki Previsão de Reiki semanal a 12 utentes dos 21 aos 51 anos (Pólo Residencial)

cuidar-de-quem-cuidaPrevisão de Reiki semanal a 5 educadoras da instituição (Pólo Pedagógico)

 

Foram dadas a conhecer as etapas deste processo de voluntariado, desde a assinatura do protocolo, formação específica, criação de fichas individuais e avaliação inicial, passando pela anotação dos resultados em cada sessão e culminando com reuniões de avaliação regulares entre os voluntários e educadores/coordenadores/terapeutas.

 

 
Respeitando a confidencialidade dos dados pessoais dos residentes, foram abordadas algumas patologias, bem como os resultados verificados com a aplicação da terapia Reiki. Entre estes contam-se, por exemplo, maior relaxamento e equilíbrio, menos agressividade e melhor interação entre os jovens.
Sobre a integração do Reiki no funcionamento das residências, foram destacadas três vantagens:
– Criação de nova “Rotina do Domingo”
– Relação de 1 para 1 (voluntário/utente)
– Bem-estar que se alastra a todo o meio envolvente

 

Ao longo deste primeiro ano, 17 voluntários passaram pela QE e deram o seu contributo para o sucesso deste projeto, ficando expresso um profundo agradecimento a todos!

“O retorno desta doação é garantidamente enorme em abraços e sorrisos. Os resultados do Reiki são bem visíveis e cedo nos apercebemos que nenhum dos minutos passados entre nós foi em vão.” Sandra Duarte e Susie Gonçalves

susie

familiaQE

Contactos do Núcleo de Sintra

Rua José Alfredo da Costa Azevedo, nº 10 – Escritório A 2635-585 Rio de Mouro
Telefones:
Susie Gonçalves – 96 705 20 13
Sandra Duarte – 91 475 75 51
Email:  reikisintra@gmail.com

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 757 times, 1 visits today)