Friday, March 29, 2024

Chakras, corpo energético e o Reiki

Os chakras fazem parte do sistema de corpo energético dos hindus. A sua designação pode ser encontrada nos Vedas, com mais de 5000 anos. Quem pratica yoga, com toda a certeza que já ouviu falar deles.

Chakra significa roda, em sânscrito. Este é o seu aspecto quando visualizados de frente. Um chakra é criado quando duis ou mais linhas energéticas se cruzam.

Eles são recetores e emissores de energia. Recebem a energia segundo a sua frequência, acumulam-na, enviando para os corpos físico, mental, emocional e espiritual. Assim, também os chakras emitem um sinal que indica a quantidade e qualidade de energia armazenada, que no Reiki percebemos através da técnica Byosen. Cada chakra projecta uma camada de energia à volta do corpo que constitui a nossa aura. Assim, o conjunto da aura é formado pelas 7 camadas, uma de cada chakra.

A maior parte dos praticantes de Reiki usa o sistema energético dos Chakras como orientação às suas sensações e tratamentos. Não sabemos como seria no tempo do Mestre Usui mas é possível que não usassem este sistema. Para nós, ocidentais, é bastante fácil de compreender. Nas posições de tratamento está muito bem enquadrado, pois todas as posições passam pelos 7 chakras principais, ficando as restantes nas articulações e pés.

Os 7 Chakras

A seguinte imagem mostra os chakras, pelas suas cores. A ordem é sempre contada de baixo para cima. Do chakra raiz para o chakra da coroa.

Chakras Tao do Reiki 7 – O Chakra da coroa, está relacionado com o cérebro e com a glândula pineal, é o centro de ligação ao universo e o ponto de entrada da energia. 

6 – O Chakra da terceira visão fica situado no ponto em que as sobrancelhas tocam a cana do nariz e está relacionado com os olhos, a glândula pituitária e a intuição.

5 – O Chakra Laríngeo está localizado no ponto em que o pescoço toca no diafragma, está relacionado com a voz, pulmões, garganta, nariz e ouvidos.

4 – O Chakra Cardíaco, está localizado na zona do timo, ao centro do peito, dá-nos a capacidade de exprimir amor, é também relacionado com a circulação sanguínea.

3 – O Chakra do Plexo Solar fica localizado mesmo abaixo da caixa toráxica, está relacionado com a digestão e com as nossas emoções, é um dos chakras mais facilmente afectáveis.

2 – O Chakra Esplénico ou Sexual está localizado dois dedos abaixo do umbigo, é relacionado com a nossa sexualidade, criatividade, objectivos de vida, alegria e sistema reprodutor.

1 – O Chakra Raiz é assim chamado pois está localizado na base da coluna vertebral, está ligado aos nossos instintos de sobrevivência e à nossa capacidade de nos integrarmos com o mundo.

 Chakras e corpo energético vistos de perfil

chakras-vertical-tao-do-reiki

Nesta vista de perfil, conseguimos perceber as orientações dos Chakras.

Os verticais, que são o Raiz e Cora. O primeiro capta a energia da Terra, o segundo a Energia do Universo.

E depois os laterais – Esplénico, Plexo Solar, Cardíaco, Laríngeo, 3ª Visão. Apontam para fora do corpo à frente e nas costas.

Conhecer os chakras ajuda-nos a ter uma consciência mais profunda de nós próprios e dos outros. Compreender os vazios ou excessos de energia e as consequências mentais e emocionais dos mesmos.

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 9.985 times, 1 visits today)