Saturday, October 24, 2020

A cor da roupa na prática de Reiki

reiki_roupa_escurapq

Um dos temas que por vezes surge no âmbito da prática de Reiki diz respeito à cor das roupas usadas. Para mim, qualquer cor é válida, desde que o praticante se sinta à vontade com a mesma. Mas basta que exista algum desconforto em relação a determinada cor para que o assunto deva ser equacionado.

Há pouco tempo recebi uma pessoa para uma sessão de Reiki que me questionou diretamente sobre a cor da roupa que ela estava a usar. Antes de se deitar na marquesa perguntou-me se deveria tirar a camisola, uma vez que era de cor preta. Disse-lhe que não, a não ser que para ela isso fosse importante, uma vez que para mim não é. Sorriu-me e agradeceu-me, aliviada, por encontrar alguém que finalmente lhe tirou essa dúvida de cima. A sessão foi então feita com a dita camisola vestida e o resultado foi muito bom para ambas.

É também comum surgirem questões relacionadas com a cor da roupa a vestir para um curso de Reiki. E também aí o meu único critério é o conforto: que a pessoa se sinta confortável com a cor e com a própria roupa em si, pois roupas demasiado apertadas, por exemplo, poderão não ser as mais adequadas.

É verdade que cada cor tem a sua própria vibração e todos sabemos como algumas cores predispõem mais para determinados objetivos ou estados de espírito. Mas, acima de tudo, importa que nos sintamos bem com a cor que usamos. Isso é fundamental e condiciona tudo o resto. Se nos sentimos predispostos para a prática de Reiki, se temos a mente limpa e o coração disponível, será que é o facto de vestirmos preto que vai impedir o livre fluxo da energia? Tendo em conta a minha prática, e o que aprendi com todos os meus mestres, a resposta é negativa, ou seja, a cor não limita de maneira nenhuma a prática de Reiki. Mas a mente sim, essa pode condicionar. Por isso, cada um deve estar bem e sentir-se à vontade com a cor que usa, sem descurar as expectativas de quem estamos a tratar.

Sobre este tema, Johnny De’Carli escreve no seu livro “Reiki – Manual do Terapeuta Profissional”, pág. 253:

“Use roupas largas e confortáveis de qualquer cor, o importante é que estejam limpas e sejam confortáveis. O Mestre Aoki, presidente do Instituto Reido-Reiki de Tóquio, a exemplo da Osho Commune International (Pune-Índia), usa roupas de cor preta durante as sessões do Método Reiki com o fim de proteger, energeticamente, os chacras (foto em baixo). A cor preta também é muito utilizada pela Maçonaria, por cardeais, bispos e padres católicos, maestros, pessoas enlutadas, juízes, promotores e desembargadores, visando sempre a protecção energética.”

img100

Artigo publicado em BeYou Reiki

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 8.037 times, 1 visits today)