Roselane Soares Monteiro, terapeuta de Reiki, desenvolve um projeto de voluntariado em Reiki na COOTRADE, como parte do projeto Vida Longa e Saudável, no Brasil. Este artigo fala sobre a experiência e partilha de Reiki.

ANTECEDENTES: Desde maio de 2012, ocorre de uma a duas vezes ao mês, atendimento em terapia Reiki, na sala da Terapeuta Roselane Soares Monteiro, sócia da COOTRADE, que viabiliza este atendimento como parte do Projeto Vida Longa e Saudável. O atendimento é coletivo, gratuito, sendo oferecido na própria sala onde normalmente a Terapeuta faz atendimentos em Terapias Complementares, em outros dias da semana, no Espaço Saúde, no Bairro Morada do Ouro, na cidade de Cuiabá.

Desenvolvimento do Projeto: A idéia deste projeto, de fazer atendimento fraterno surgiu com o passar do tempo em experiência na aplicação do Reiki, nos atendimentos individuais onde foi-se adquirindo experiências  e documentando nas anamneses os resultados declarados pelos pacientes. Isto foi motivando a Terapeuta para a criação deste projeto, dando oportunidade a um número maior de pessoas em uma mesma sessão de reiki, de conhecer e freqüentar estas sessões da Terapia, obtendo os benefícios da mesma. No início em maio de 2012, nas duas primeiras sessões a terapeuta aplicou o Reiki em três pessoas, mesmo tendo sido convidadas mais pessoas que não compareceram. Continuou-se a convidar e já na terceira sessão teve-se um comparecimento de 8 pessoas, e assim foi aumentando o grupo de frequentadores. Também foram sendo convidadas outras pessoas qualificadas como terapeutas de Reiki, para assistir e também para aportar trabalho voluntário, que foram aceitando o desafio e o convite. Na atualidade tem-se regularmente em cada sessão o mínimo de quatro terapeutas trabalhando, e outros que já manifestaram a intenção de estar integrando o grupo de voluntários nas próximas sessões.

br reiki 1

A foto anterior é do mês de maio de 2013, quando compareceram 15 convidados para receber Reiki, e quatro Terapeutas para aportar trabalho voluntário, sendo tres da cidade de Cuiabá e uma Terapeuta da cidade de Poconé, interior do Mato Grosso.

O trabalho coletivo é dirigido pela Terapeuta Roselane Soares Monteiro, que possui a maior experiência acadêmica em Terapias neste grupo de voluntários.  A sala no Espaço Saúde comporta o atendimento a um grupo de 12 a 15 pessoas em cada sessão. As pessoas são convidadas com anterioridade via telefone, e as mesmas confirmando sua presença tem sua cadeira reservada, pois o espaço é restrito e para grantir para um atendimento de no máximo 15 pessoas, sentadas confortavelmente, embora já tenha ocorrido sessão com 16 pessoas assistentes, mais 5 terapeutas atendendo.

Os Terapeutas que aportam trabalho voluntário junto com Roselane, tem conhecimentos no mínimo de segundo nível de Reiki, e  possuem conhecimentos em outras terapias, como Bionergética, Acupuntura, Homeopatia, Chakras,  Massoterapia, Reflexologia, entre outras Terapias Complementares. A Terapeuta Roselane que é a diretora do projeto, é Mestre em Educação e Mestrado em Terapia REIKI, possui outros cursos como Hipnose Condicionativa.

Em cada sessão fraterna, é oferecido um texto para estudo sobre saúde, terapias complementares, casos de reiki, alimentação, entre outros assuntos, de modo a difundir os conhecimentos sobre esta Terapia Reiki, e assuntos e interesse para difundir conhecimentos.

Nas sessões de Reiki, , todos são sempre bem vindos, podendo comparecer adultos ou crianças desde que acompanhadas dos responsáveis

A terapeuta Roselane, sócia da Cooperativa Mista de Trabalho Multidisciplinar Ltda-COOTRADE, cobre os custos do aluguel da sala, energia elétrica, telefone para os convites, e os demais custos, que envolvem cada atendimento, como chá, copos descartáveis, água, cópias de artigos científicos sobre as Terapias complementares que são distribuídos aos participantes em cada reunião, etc….

Com a permissão das pessoas que compareceram ao Reiki Fraterno, fotografou-se um grupo que esteve presente no dia 3 (três) de setembro de 2013, cuja imagem segue abaixo. As Terapeutas que estiveram nesta sessão (foto abaixo) de Reiki Fraterno foram Elda Camargo Motta, Maria Irene Lopes, Jacqueline Amaral, e Roselane Soares Monteiro, que coordenou a Sessão.

br reiki 2

Em cada sessão de Reiki Coletivo e Fraterno as pessoas que podem, contribuem trazendo sabonetes, que são doados ao final do ano aos Idosos residentes no Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, uma Entidade Filantrópica que cuida de aproximadamente 100 pessoas da melhor idade.

Resultados: Durante um ano e meio de existência do Projeto, foram atendidas nestas sessões coletivas aproximadamente 200 pessoas.  No dia 23 de dezembro fomos visitar a Fundação Abrigo do Bom Jesus, oportunidade em que entregamos os sabonetes que foram arrecadados durante as sessões de Reiki Fraterno. A Terapeuta de Reiki (nível III), a senhora Ana Maria Bezerra, Presidente da Instituição, recebeu a doação, e nos ofertou uma linda gravura de Jesus, que é da sua propriedade pintada pelo artista plástico cuiabano Adir Sodré. A seguir a pintura.

br reiki 3Na ocasião a senhora Ana Maria Bezerra que também é Reikiana, nos contou que ela própria ofertou sessões de Reiki aos senhores da Melhor Idade (idosos), durante um ano neste Abrigo.

COOTRADE, PROJETO VIDA LONGA E SAUDÁVEL: Atendimento Fraterno em Terapia Reiki. Sala 4, Espaço Saúde, Av. Djalma Ferreira de Souza 644. Morada do Ouro. Cuiabá-Mato Grosso. Brasil.

ROSELANE SOARES MONTEIRO- TERAPEUTA HOLÍSTICA- SINTE 42216. REIKI-FLORAIS-HIPNOSE. TEL: 9618-9249- 9211-4338. ATENDIM: ESPAÇO SAÚDE: 3644-1755.

Roselane.soares@outlook.com

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 669 times, 1 visits today)