ENR1

Sob o lema “O Reiki e a Saúde”, decorreu no dia 26 de janeiro, em Fátima, o IV Encontro Nacional de Reiki organizado pela Ordem da Pomba e no qual a Associação Portuguesa de Reiki esteve representada pelo Núcleo do Fundão. As coordenadoras do núcleo,  Cristina Afonso e Paula Roque, apresentaram a sua experiência de voluntariado Reiki no Hospital do Fundão.
Outras associações estiveram presentes além da APR: Lux Vitae, Associação Portuguesa de Reiki Essencial e Espaço Reiki Luz. Foi uma tarde de trabalho profícuo, em que cada associação falou dos seus projetos e casos, numa salutar troca de experiências que enriquem o conhecimento e divulgação do Reiki.

O Núcleo do Fundão apresentou o tema “A Prática do Reiki no Hospital do Fundão”, dando conta de como iniciaram e estão a desenvolver o projeto de voluntariado, a saber:
-Proposta de protocolo apresentado à Direção do Centro Hospitalar acreditando que havia abertura
-Criação de equipa de voluntários: Escolha com rigor, Formação (todos os voluntários fizeram a Formação de Voluntariado Reiki em Hospitais, Acompanhamento da equipa e Avaliação)
– Consultas semanais – 6 por semana
– Avaliação: Relatórios trimestrais apresentados à Direção do Centro Hospitalar

Explicaram também como decorre esta consulta de para o público em geral, sendo que se trata da primeira vez que muitas daquelas pessoas vão experimentar esta terapia complementar; verifica-se abertura para outro estilo de vida e nota-se uma maior aceitação por parte dos utentes, porque se trata de um hospital. Por seu turno, os utentes sentem que atingiram os objetivos. Até este momento, foram já realizadas cerca de 90 consultas, havendo lista de espera até maio.

Voluntários: importância e profissionalismo

Na união está a força entre medicina alopática e terapias complementares. As coordenadoras do Núcleo do Fundão mostraram que há abertura no setor de saúde em Portugal para a realização destas parcerias: Razão para dizer: “Venham mais Projetos!”

Os restantes temas seguiram o mote do encontro e todos mostraram de forma inequívoca a importância de existirem projetos de Reiki no âmbito da Saúde. O Reiki em crianças com hiperatividade – um estudo em meio escolar – Associação Portuguesa de Reiki Essencial, A Luz Vitae apresentou a Experiência de 5 anos de voluntariado com crianças hospitalizadas. E o Espaço Reiki Luz falou sobre a Importância da Auto cura e a Responsabilização de cada um pelo Estado de Saúde. Foi uma tarde de trabalho em cheio entre pares, razão por que agradecemos à Ordem da Pomba a iniciativa e o convite.

ENR3