reiki-enfzilda

Realizou-se no dia 29 de janeiro a 6.ª Reunião de Inverno da Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma (ADL), desta vez subordinada à importância do Reiki e da acupunctura nos doentes oncológicos. O encontro teve lugar no Auditório do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e contou com a participação de diversos profissionais de saúde que partilharam o seu testemunho sobre o recurso às terapias complementares em debate.

A reunião visou analisar os benefícios das Medicinas Complementares na vida dos doentes oncológicos, com destaque para os resultados do contributo do Reiki nos doentes de Hemato-Oncologia do Centro Hospitalar de S. João (CHSJ), no Porto. Presentes estiveram cerca de 200 pessoas, entre doentes hemato-oncológicos, familiares, amigos e profissionais de saúde, que encheram o auditório e mostraram grande interesse pela temática.

Coube à enfermeira aposentada do CHSJ e também Mestre de Reiki Zilda Alarcão falar sobre o projeto de investigação que levou a cabo naquele hospital e que veio demonstrar os benefícios do Reiki na diminuição do sofrimento associado à ansiedade e à dor em doentes hemato-oncológicos. Zilda Alarcão é coordenadora e responsável pelo desenvolvimento do projeto de voluntariado de terapia Reiki que, em conjunto com a ADL e em parceria com a Associação Portuguesa de Reiki (APR) está, desde 2012, a ser aplicado em doentes do Serviço de Hematologia Clínica do CHSJ. Na sua apresentação, a responsável frisou que além de ter sido criado um protocolo interno de funcionamento do voluntariado Reiki no CHSJ, é também seguido o Código de Ética Profissional para Terapeutas Reiki da APR.

Testemunhos de enfermeiros e doentes

Além de Zilda Alarcão, estiveram presentes e deram o seu testemunho os enfermeiros terapeutas de Reiki Raquel Mendes, Cláudia Casal, Luís Silva, Cristiana e Lisete Veríssimo. Todos colaboram como voluntários no projeto de terapia Reiki, o qual está limitado a doentes hemato-oncológicos em ambulatório. No final, coube à enfermeira Raquel Mendes a apresentação sobre “Ser Terapeuta de Reiki”, que passou também em revista a história do Reiki, os seus Cinco Princípios, entre outros temas.

Também na sessão participaram diversos doentes que beneficiaram das vantagens do Reiki e aceitaram dar o seu testemunho publicamente:

“Quando recebo Reiki sinto paz, tranquilidade e energia muito positiva. Enquanto lá estou é muito bom e recomendo a todas as pessoas.” – Hortênsia

“Consegui o equilíbrio que não tinha e que estava a ter dificuldade em resgatar. Destaco o relaxamento e a ajuda nas questões emocionais.” – Joaquim Gomes

“São momentos muito bons. Considero as sessões bastante úteis para pessoas que passam por isto , devia até ser obrigatório.” – José Moutinho

“De cada vez que tinha Reiki sentia um alívio, uma forma mais leve de encarar o futuro, a ideia de que a vida vai correr bem. É pena que as pessoas não tenham acesso a isto mais vezes.” – Helena

Participantes na reunião

A introdução à reunião foi feita por José Eduardo Guimarães, diretor do Serviço de Hematologia do CHSJ, a que se seguiu a apresentação “As Medicinas Complementares e Alternativas em Portugal. Que futuro?”, por Jaime Fonseca, professor universitário do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade Técnica de Lisboa (ISCSP-UTL), interessado nesta área de investigação.

A “Acupunctura na dor Oncológica” foi outro dos temas em debate, apresentado anestesista Alice Cardoso, que chefia a Equipa Intra-Hospitalar de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC). A médica partilhou a sua experiência de trabalho com doentes nesta área da medicina complementar.

A reunião foi moderada pela médica Fátima Ferreira, presidente da ADL, tendo contado ainda com a participação do hematologista Joaquim Andrade, que abordou “O bom senso e a Ciência”.

(Visited 2.579 times, 1 visits today)