logo

Entre janeiro e dezembro do ano passado, a Associação Portuguesa de Reiki realizou o projeto 2013 – Ano da Proximidade e Solidariedade, com o objetivo de levar esclarecimento sobre Reiki a localidades com menos acesso a informação sobre esta terapia complementar e filosofia de vida. Desta forma, pretendemos ir ao encontro de uma necessidade manifestada por muitos associados, auxiliando os praticantes, independentemente da sua filiação ou sistema de ensino. Ao todo, estivemos em sete localidades, chegámos a cerca de 270 praticantes de Reiki no terreno e realizámos 56 demonstrações da terapia. Partilhamos o relatório da iniciativa, em jeito de balanço.

PESSOAS ENVOLVIDAS

O projeto foi gerido ao longo do ano por Teresa Mendes, elemento dos Órgãos Sociais 2012-2014, que teve um papel de charneira, criando várias iniciativas e eventos que aliaram o esclarecimento e a prática à solidariedade. Com efeito, nalguns eventos as sessões de Reiki foram feitas a troco de alimentos, com o objectivo de apoiar instituições previamente identificadas.

Outros elementos dos Órgãos Sociais colaboraram também na concretização da iniciativa: Andreia Vieira, Bruno Azevedo, João Magalhães, Pedro Favinha e Valter Jacinto.

A concretização do projeto implicou ainda o apoio de diversos voluntários, como o Paulo Domingos, Paula Robalo, Paula Rodrigues e João Barreto, entre muitos outros. Também colaboraram ativamente os coordenadores dos núcleos regionais das localidades abrangidas, nomeadamente, Fundão, Portalegre, Coimbra, Tavira e Albufeira.

LOCAIS ESCOLHIDOS

Os locais onde estivemos presentes foram escolhidos com base na necessidade que nos foi relatada por praticantes da zona.

TESTEMUNHOS

teresa-mendes2“Confesso que quando o João me falou do projeto 2013 – Ano da Proximidade e Solidariedade fiquei muito entusiasmada. A possibilidade de levar o Reiki a outras zonas onde habitualmente a APR não ia pareceu-me muito bem. E desafiante para mim, já que não me sinto muito à vontade na exposição e em falar em público.

Foi com alegria que comecei a minha intervenção neste projecto em Mem Martins, tendo logo a agradável surpresa de o comandante dos Bombeiros, onde foi feita a apresentação ser reikiano o que facilitou muito o contacto e a vontade de colaborar. Considerei como um sinal que o Mestre Usui estava comigo.

Foi o começo de uma grande corrente de pessoas que se mostraram dispostas a ajudar, algumas ligadas à APR, outras que até nunca tinham ouvido falar de Reiki, como aconteceu com o espaço Zorra em Évora. Na verdade, olhando para trás, vejo que muitas vezes me senti emocionada com a forma como as pessoas apareciam dispostas a ajudar de diversas formas. Sendo que em alguns destinos juntámos a recolha de alimentos para associações que ajudam famílias necessitadas. A tudo isto chamo solidariedade.

E o que mais marcou foram as pessoas que, não sabendo nada de Reiki nem nos conhecendo, não tiveram problemas em colocar todas as dúvidas, acabando muitas vezes por se formar uma energia quase familiar. Começávamos a palestra sendo desconhecidos e saíamos com abraços e sentimentos de família. Foi lindo. Isto para mim foi proximidade.

Solidariedade e proximidade, união para trabalharmos para um objetivo comum, para um bem maior, isto para mim é o verdadeiro espírito do Reiki, a razão que me levou a participar neste projeto.

Posso dizer que saí muito enriquecida. Agradecida às pessoas que conheci. A maioria, almas lindas, corações puros. Outras nem tanto assim, mas às quais também agradeço pelo que aprendi com elas. Afinal, todas a pessoas que se cruzam connosco têm algo para nos ensinar, até mesmo sobre nós próprios.

No geral, saí dos locais com o coração pleno, com a sensação de missão cumprida, porque mesmo que a mensagem tenha chegado a um só coração, mesmo que tenhamos feita a diferença na vida de uma só pessoa e essa pessoa fizer a diferença na vida de outra, já valeu a pena. É assim que o mundo se pode tornar um lugar melhor.

Grata a todos os que estiveram comigo, seja de que forma, durante este ano. Grata pelo carinho partilhado, pelas lições que aprendi.

2013 foi o Ano da Proximidade e Solidariedade, mas eu acho que deviam ser todos os anos.”

Teresa Mendes, vogal da Direção da APR 2012-2014, responsável pela área de Gestão Associativa e coordenadora do projeto 2013 – Ano da Proximidade e Solidariedade

valter-jacinto“Das conversas mantidas com os vários intervenientes no projeto ressalta a ideia da grande utilidade desta iniciativa e da real proximidade conseguida. Com efeito, houve divulgação do Reiki e verdadeira aproximação dos reikianos, mesmo os afastados da APR. Isto mesmo foi bem vivido por mim, tanto no Fundão como em Tavira. Refiro especialmente a ida ao Fundão, pois estava um dia de imenso calor e os participantes optaram por continuar numa sala bastante quente pelo prazer de ouvir e partilhar a nossa mensagem, em lugar de procurarem a frescura das sombras das tílias.

Em Tavira foi visível a presença de reikianos de localidades vizinhas, sendo que terá funcionado o chamamento do Reiki, na medida em que o núcleo local é de criação recente. Já no Fundão notava-se que havia trabalho feito e ligação aos participantes, embora tenham aparecido interessados que não conheciam o núcleo.

Julgo que estas ações deverão continuar com a participação constante e crescente dos núcleos e, sempre que possível, com o nosso apoio, presencial se possível.”

Valter Jacinto, vice-presidente da APR e coordenador geral do Voluntariado

bertila_ribeiro“Este ano significou muito para mim porque me permitiram fazer parte mais direta desta familia reikiana, colaborando como representante da Associação. Tive o gosto de conhecer pessoas maravilhosas que, mais uma vez, me confirmaram que vale a pena pertencer à Associação. Refiro-me aos membros que andaram por este país fora fazendo conferências e dando a conhecer pessoalmente o que é e o que faz a Associação. Ficou uma ligação muito forte…é como se já nos conhecêssemos há muito tempo.”

Bertila Ribeiro, coordenadora do Núcleo de Portalegre

DIGITAL CAMERA“Foi muito importante o evento em Coimbra! Conseguimos, pelo menos para cerca de 120 pessoas presentes, demonstrar a verdadeira essência do Reiki. Tivemos testemunhos grandiosos, foi uma mais-valia sem dúvida. Acredito que sem os oradores que vieram não tinha sido tão credível. Por esse motivo, agradeço a todos os que colaboraram neste projeto.”

Ana Gonçalves, coordenadora do Núcleo de Coimbra

ARTIGOS PUBLICADOS NO REIKI EM PORTUGAL

Lançamento – Entroncamento – 6 de abril

Mem Martins – 11 de maio

Portalegre – 25 de maio:

Coimbra – 8 de junho:

Fundão – 6 de julho:

Évora – 9 de novembro:

Tavira – encerramento do projeto – 14 de dezembro:

Inquérito de Qualidade – Janeiro de 2013

Resultados do Inquérito de Qualidade levado a cabo pela APR em janeiro de 2013 (referente ao trabalho levado a cabo em 2012) e que indicava que 47% dos respondentes sentiam falta de mais divulgação sobre Reiki. O projeto 2013 – Ano da Proximidade e Solidariedade visou, assim, ir também ao encontro desta necessidade aferida.

Só por hoje, somos imensamente gratos a TODAS as pessoas que de alguma forma, direta ou indiretamente, contribuíram para este projeto! _/|\_