Quem conhece a Associação Portuguesa de Reiki desde 2008, tem vindo a ver crescer uma Associação de Reiki para Reiki e para todos. Qual a motivação de o fazer?

Desde a nossa criação que nos movemos nos pilares que são a missão, valores e visão da Associação. Mantendo-nos fieis a estes pilares, damos sempre provas aos associados, às instituições onde partilhamos Reiki e aos parceiros sociais, uma perspectiva de clara de quem somos e para onde vamos.

post-regulamentacao

Os nossos objetivos são muito simples e eles surgiram das necessidades que puderam ser observadas desde 2000 à sua constituição em 2008, até aos dias de hoje, tendo uma visão bastante alargada de um futuro a 10 anos. O nosso trabalho e espírito, reforça-se nesses objetivos:

  1. União
  2. Ética
  3. Divulgação
  4. Esclarecimento
  5. Reconhecimento
  6. Ação social

A base de uma associação de Reiki

A nossa base são os associados. É deles que surgem os órgãos sociais, os coordenadores, os voluntários. Todos nós temos as mesmas obrigações e direitos, podendo apenas ocupar um cargo quando temos as quotas em dia e quando nos empenhamos de corpo e alma para os objetivos a que nos propomos.

Se esta associação de Reiki vive por algo então podemos dizer que é pelos associados, pois são eles que contribuem de muitas formas para o seu crescimento.

Como conseguimos?

Se no início éramos uma associação virtual. muito baseada na internet, com reuniões em casas particulares, encontramos em 2010 a Casa Coração e hoje temos a necessidade de um espaço maior e até de alguém que possa realizar trabalho administrativo a tempo inteiro.

Conseguimos esta realidade pelo esforço de muita e muita gente. De ti, associado, que nos dás as pistas, o apoio, as críticas. Dos voluntários, que doam o seu tempo e saber, dos coordenadores que desenvolvem o Reiki em cada região e dos órgãos sociais, que se empenham para dar uma direção e sentido central a todos os projetos.

Dizemos que o eixo central da Associação é o Reiki e essa é uma verdade de coração. A nossa inspiração é o trabalho de Mikao Usui. O conhecimento que partilhamos é também o de Hayashi e Takata. De coração, temos, queremos e damos Reiki, daí aceitarmos qualquer praticante, de qualquer nível, de qualquer sistema, cumprindo o nosso primeiro ponto da missão.

Reiki é simples e é a arte secreta de convidar a felicidade. Com os cinco princípios – só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente e sou bondoso, tentamos abordar as questões que nos chegam tentando fazer o trabalho mais positivo possível. Gerar compaixão nem sempre é fácil mas é a sua contínua prática que nos leva a realizar mais e mais Reiki. Por isso, os desafios acabam por nos tornar mais fortes e resilientes, mais seguros da nossa missão.

Para onde vamos?

Esperamos que 2014 e 2015 sedimentem ainda mais o Reiki em Portugal. Este não pode ser só um trabalho nosso mas sim de todo os praticantes de Reiki – vocês são o rosto do Reiki.

Como em todas as práticas, há dúvidas, desentendimentos, más práticas e deturpações. Isso acontece e continuará a acontecer pois faz parte da humanidade mas, a forma como o Reiki era visto há cinco anos, já não tem a mesma dimensão hoje. Os praticantes exigem acompanhamento e não cursos de um dia, os pacientes exigem seriedade e reconhecimento, não uma qualquer prática obscura. O Reiki chega a instituições solidárias, centros de saúde e hospitais.

O nosso caminho é criar ainda mais condições para a credibilização da prática, esclarecimento público e apoio aos praticantes de Reiki com materiais e formação acessória. Acreditamos que os Mestres têm vindo a dar um grande contributo à formação dos novos praticantes e que a postura dos terapeutas tem sido cada vez mais profissional e alerta.  E dentro desta visão, ainda desenvolver o coração de partilha e doação, pelo voluntariado.

O que gostavamos que acontecesse?

Que as associação fossem mais unidas, que os praticantes fossem mais exigentes e que o Reiki transformasse ainda mais o tecido social português. O sonho comanda-nos a vida e quanto mais estas belas sementes formos plantando, fazendo-as crescer com Reiki, mais fortes elas crescerão.

Que possamos continuar a realizar este trabalho, para vocês, para benefício de todos.

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 332 times, 1 visits today)