CSF4

Nos dias 10 e 24 de março, a Associação Portuguesa de Reiki (APR) esteve no Centro da Sagrada Família (CSF), em Algés, para duas sessões de esclarecimento sobre Reiki. Com a informalidade de um Chá com Reiki, as sessões foram conduzidas por Andreia Vieira, elemento da direção da APR, e destinaram-se a explicar aos colaboradores da escola o que é esta terapia complementar e filosofia de vida, contribuindo para desmistificar algumas ideias que existem sobre o tema.

O convite ao esclarecimento partiu de Amélia Borges, diretora do CSF, que tem vindo a procurar levar a cabo projetos que, de alguma forma, “contribuam para uma escola mais feliz”, explicou. Assim, a integração da terapia complementar Reiki na instituição vai ao encontro desse propósito de proporcionar ferramentas aos funcionários da creche e pré-escola que os permitam viver em equilíbrio e com maior bem-estar. No âmbito deste projeto estão já a decorrer na escola aulas de Chikung e encontros de meditação, que podem ser frequentados não só por colaboradores como também pela comunidade.

Nas sessões de esclarecimento sobre Reiki estiveram presentes cerca de 25 colaboradores de todas as áreas. Na sequência dos encontros, foi disponibilizada uma sessão de Reiki a quem quis experimentar, marcada conforme a disponibilidade horária.  Tendo em conta o interesse demonstrado e os efeitos reconhecidos após as sessões, está já a ser estabelecido um protocolo destinado a tornar disponível esta terapia complementar na escola.

O Centro da Sagrada Família é uma instituição particular de solidariedade social fundada em 1993 e integrada na Fundação Obra Social das Religiosas Dominicanas Irlandesas. Inclui Berçário, Creche e Pré-escolar, Atividades de Tempos Livres e ainda desenvolve ações no âmbito da Formação Profissional, bem como de apoio pessoal e social, nomeadamente através da ajuda alimentar a famílias carenciadas da comunidade.

Testemunhos:

«A curiosidade em experimentar Reiki já pulsava no meu consciente! Depois da minha primeira sessão, a curiosidade deu lugar a uma grande vontade em continuar e descobrir mais sobre esta terapia e filosofia de vida. Foi sem dúvida uma experiência muito gratificante, em que os efeitos daquele momento se prolongaram nos dias seguintes fazendo-me sentir muito mais tranquila e com uma energia revitalizada! Assim, por este oportunidade, sou grata!»

Carla Correia – Núcleo de Qualidade e Melhoria Contínua

«A minha primeira experiência com Reiki surgiu da oportunidade de se fazer aos colaboradores do CSF uma presentação, sob a forma de um encontro de chá, em que a Andreia nos explicou o que é o Reiki, quais os objetivos e benefícios. A sugestão de repetir para nós próprios os Cinco Princípios do Reiki abriu-me a consciência e aguçou-me a vontade de experimentar. A minha profissão caracteriza-se por picos de stresse, em que muitas vezes os problemas que se passam no trabalho vão comigo para onde eu for. Por outro lado, e após 12 anos como fumadora, tomei a decisão de deixar de fumar, o que potencia ainda mais os níveis de stresse. A sessão de Reiki que frequentei trouxe-me tranquilidade e uma maior concentração no Eu. Senti energia positiva a entrar dentro de mim e as preocupações e “maus feelings” a desvanecerem-se. E, só por aquele momento, fui calma. A minha intenção é continuar, como forma de me reequilibrar e olhar para os aspetos que me rodeiam de forma positiva, calma e confiante.»

Teresa Peraboa – Área Administrativa e Recursos Humanos/Área de Apoio à Comunidade

«No momento que em participei na sessão de esclarecimento sobre o Reiki, não fazia a mínima ideia do que se tratava em concreto. Tive muita curiosidade em compreender no que consistia uma sessão de Reiki, o que era trabalhado nessas sessões. Depois de ver esclarecidas todas as minhas questões, fiquei muito entusiasmada no sentido vir a poder experimentar ter uma sessão.

Quanto à sessão propriamente dita, superou largamente as minhas expectativas. Fiquei impressionada pela possibilidade de as energias provenientes do nosso corpo poderem revelar tanto sobre o nosso próprio sentir, sobre as nossas vivências. Para além disso, teve um efeito muito tranquilizador e apaziguador em mim. É, sem duvida, uma experiência que recomendo a qualquer pessoa.»

Andreia Messias – Área de Formação
 
CSF3

 

CSF1

anuncio_sagradafamilia

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 471 times, 1 visits today)