IMG_4450

No dia 25 de abril, o projeto Juventude Positiva do Núcleo de Guimarães levou a cabo mais uma atividade, desta vez orientada por Marta Pacheco. Os jovens foram convidados a praticar meditação e a debaterem abertamente alguns temas com que são confrontados diariamente. Todo o trabalho foi desenvolvido com base no Reiki e na  sua filosofia de vida.

A atividade teve por base a seguinte citação de Luís Alves:

“Todo jovem precisa de um mentor, alguém em quem se espelhar, um norte para trilhar a sua jornada. As dinâmicas de grupo quando aplicadas corretamente podem abrir novos horizontes, oferecer uma nova visão sobre a vida em grupo, a importância do relacionamento interpessoal e levar esses jovens a refletir sobre questões que fazem parte de seu quotidiano, mas que de certa maneira não são totalmente compreendidas ou vivenciadas.”

Assim, desenvolvemos neste dia a prática da meditação, com exploração das sensações e emoções nessa mesma meditação, e por fim uma atividade que levou os participantes a abrir discussão sobre temas recorrentes na vida dos jovens, problemas que muitos estão a enfrentar, mas que não tem a oportunidade de abrir-se ou ainda não conseguem ver alguma solução. Sempre com base no Reiki, e na sua filosofia de vida.

Alguns dos testemunhos desse dia:

“Aprendi a confiar mais em mim, a ter mais auto-estima. O Reiki ajuda-nos muito.” ~ Cláudia Rodrigues
“Hoje aprendi que o Reiki ajuda-nos a estabelecer energia e trocar energia entre nós para vivermos sem pensarmos nas nossa dúvidas e incertezas, mas sim em felicidade, connosco e com o próximo.” Pedro Ferreira

O projeto Juventude Positiva tem vindo a ser desenvolvido pelo Núcleo de Guimarães da Associação Portuguesa de Reiki (APR) desde 2011 e, este ano, escolheu-se este tema de trabalho para ser posto em prática a nível nacional.