post-reiki

Lu Soares e Goretti Valente assumiram em março a coordenação do Núcleo de Famalicão da Associação Portuguesa de Reiki (APR), voltando a dar vida a este importante núcleo. Nesta entrevista partilham connosco a motivação que as levou a dar este importante passo, bem como algumas das atividades que pretendem desenvolver.

Há quanto tempo estão ligadas à Associação Portuguesa de Reiki e de que forma têm vindo a colaborar?

Lu Soares – Estou ligada à APR desde 2011, altura em que fiz o curso preparatório de terapeuta complementar de Reiki. Tenho colaborado em eventos e ações de solidariedade promovidos anteriormente pelo núcleo de Famalicão, e mais recentemente pelo de Guimarães.

Goretti Valente – Estou ligada à Associação há 5 anos e tenho participado no voluntariado e feito formação no CENIF.

Assumir a coordenação de um núcleo é um grande desafio. O que vos motivou a dar este importante passo?

Lu Soares – Esta é uma grande questão. Então vou respondê-la da única maneira que sei: com o coração, porque foi ele que me levou a decidir. Recebi o convite há cerca de 2 anos e este foi o tempo que levei a decidir, justamente por ser um grande passo. Tomei a decisão baseada na vontade interior que cresceu imenso entretanto, e na vontade de querer ajudar na reativação do núcleo de Famalicão. Acompanhei este núcleo desde 2011 nos seus inúmeros eventos e atividade, com a Sílvia Oliveira na sua coordenação. Participei em várias atividades do núcleo das mais variadas formas, quer como aluna, quer como voluntária. Mas aquilo que maior gosto me dava era ao fim de uma semana de trabalho, participar nas partilhas de Reiki à sexta-feira.
Poder estar com pessoas que tinham as mesmas questões que eu e, também por isso, percebiam bem as minhas. E o facto de poder ajudar outras com as mesmas dúvidas era muito bom e motivador. E tudo isto num ambiente de amizade, intimidade, muita alegria e boa disposição. Era simplesmente fantástico!
Considero muito importante falar, debater, esclarecer e partilhar todas as questões, as alegrias, as frustrações, as experiências, as sensações no auto-tratamento e as técnicas usadas no tratamento a outros. E as partilhas semanais de sexta-feira, no núcleo de Famalicão da APR, serviam também para isso.
Acho que com estas partilhas pudemos ajudar-nos muito uns aos outros, e contribuímos também para esclarecer, divulgar e desmistificar, afinal o que é o Reiki!

Goretti Valente – O Reiki ajudou-me e ajuda-me nesta fase difícil da minha vida, E já antes frequentava este núcleo, gostava muito das atividades lá desenvolvidas, a partilha de Reiki, de saberes, o espírito de alegria e amor que lá se sentia. Durante o tempo que esteve sem atividade, muitas pessoas procuravam-me e perguntavam quando regressariam as actividades. Interiormente, senti que era a altura certa para reabrirmos e Março é o mês do Renascimento…

Que projetos estão a desenvolver no âmbito da coordenação do Núcleo?
Lu Soares – Além de retomarmos as partilhas de Reiki à sexta-feira, o chá com Reiki sempre que considerarmos pertinente, estamos também a ponderar fazermos um sábado por mês de ‘Dia Aberto de Reiki’ para levar o reiki a mais pessoas no concelho de Famalicão. Teremos ainda de forma quinzenal, ‘Tertúlias Reikanas’, abertas apenas a praticantes de Reiki/Reikianos, onde o tema base será o Reiki. Teremos ainda meditação orientada com Reiki, a acontecer uma vez por semana. E caminhadas meditativas, a acontecer de forma quinzenal alternando assim com as partilhas de Reiki. Temos também programadas algumas sessões de esclarecimento em instituições no concelho.

Como estamos na sede da Associação Organismo Vivo, e porque considero importante mantermos boas relações uns com os outros, pretendemos incluir esta Associação em cada atividade que vier a ser desenvolvida pelo núcleo, pois considero também uma mais-valia a experiência e o dinamismo desta Associação em áreas de apoio sócio-cultural, educativo e de solidariedade na localidade.

Goretti Valente – Além do mencionado, estamos também a ponderar incluir esclarecimentos sobre Reiki para adultos e jovens, bem como sessões de Reiki para adultos, jovens e crianças.

Contactos do Núcleo de Famalicão

Coordenadoras: Lu Soares e Goretti Valente