reiji-ho

Reiji-Ho é um dos três pilares fundamentais em que assenta o sistema de Reiki desenvolvido pelo Mestre Mikao Usui. Traduzindo à letra, Reiji significa indicação da alma, e Ho é técnica ou método. Assim, Reiji-Ho é a técnica da indicação da energia e serve para nos ajudar a ligar ao Reikil e também para aprofundar o nosso trabalho ao nível da intuição.
A prática do Reiji-Ho é ensinada logo desde o nível I. Trata-se de uma técnica formada por três breves rituais e antecede o tratamento de Reiki:

 

1 -Começa com as mãos postas na posição Gassho, com os polegares a tocar o chacra cardíaco, e liga-te à energia como fazes habitualmente.

Podes, por exemplo, recitar os Gokai, os Cinco Princípios do Reiki. Nesta posição, ficas predisposto para que o Universo se manifeste no teu coração. Como este centro energético é o ponto onde os restantes chacras culminam, todas as dimensões do teu corpo (físico, emocional, mental e espiritual) ficam em união com o plano universal. Desta maneira, estás pronto a ligar-te à energia Reiki. Se fores praticante de nível II podes também, se assim o entenderes, incluir neste momento o desenho dos símbolos nas tuas mãos.

 

2 – Faz uma “oração” silenciosa tendo em conta o objetivo do tratamento.

Podes fazê-lo pela recuperação ou saúde da outra pessoa, ou para o teu próprio bem-estar, reforçando sempre a intenção do Bem Maior, qualquer que ele seja (este é um aspeto muito importante que não devemos esquecer em nenhuma momento).

 

3 – Finalizas levando as mãos ao chacra da terceira visão, solicitando que o Reiki guie as mãos para os pontos onde a energia é necessária durante o tratamento.

Aqui integramos a noção de humildade, de que somos apenas canal de Reiki, pelo que não nos cabe a nós, racionalmente, decidir o que fazer e onde colocar as mãos. Ao levar as mãos ao centro energético que governa a nossa intuição estamos a solicitar a intervenção dessa nossa ferramenta, pelo que devemos estar abertos a todas as informações que nos possam chegar sobre como conduzir o tratamento.

 

PRÁTICA, SIMPLICIDADE E LIGAÇÃO

Quando os alunos são iniciados em Reiki, é provável que sintam dificuldade em executar na íntegra esta técnica. É mesmo assim e não tem problema nenhum. No tempo do Mestre Mikao Usui, só depois de dominarem o Byosen (compreensão das diferentes sensações nas mãos durante um tratamento) é que os alunos eram convidados a desenvolver o Reiji-Ho, e só depois de o praticarem com facilidade avançavam para o segundo nível de Reiki. Por isso, não te preocupes se sentires dificuldade em simplesmente deixar que as tuas mãos sejam guiadas. Essa etapa virá com o tempo, mas sobretudo com a prática e com a confiança que tenhas na tua intuição.

 

OS TRÊS PILARES DO REIKI

O Reiki assenta em três pilares fundamentais: Gassho, Reiji-Ho e Chiryo, ou tratamento. Perceber e praticar cada uma destas dimensões é a tarefa de todos os que são sintonizados na energia Reiki e nela querem permanecer e crescer, elevando a sua consciência, em direção à iluminação ou satori.

 

Artigo publicado em BeYou Reiki

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 4.443 times, 2 visits today)