Saturday, October 31, 2020

Voluntariado Reiki na Santa Casa da Misericórdia da Covilhã

As voluntárias

O Núcleo do Fundão da Associação Portuguesa de Reiki (APR), coordenado por Paula Roque e Cristina Afonso,  iniciou a 16 de abril um projeto de voluntariado Reiki na Santa Casa da Misericórdia da Covilhã (SCMC). O objetivo é o de, através da aplicação de Reiki,  aliviar a dor e devolver alguma tranquilidade ao utente com demência e limitações severas, pessoas que demonstram pouca expressão facial, corporal e da fala, acompanhadas muitas vezes de dor.

O projeto só é  possível graças ao apoio incondicional das maravilhosas voluntárias Patrícia Aguilar, Maria João Freire, Fátima Gonzalo e Helena Reis que estão muito motivadas com esta iniciativa. Será uma aprendizagem prática de grande valia sobre a aplicação do Reiki na pessoa sénior com severas limitações físicas, emocionais e mentais. Só por hoje, Somos Muito Gratas!

A iniciativa compreende a realização de seis tratamentos com Reiki todas as quartas-feiras, das 16h às 18h, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, a seniores previamente identificados pelas técnicas. Antes do início do Projeto, realizámos uma sessão de esclarecimento sobre a terapia complementar Reiki nas instalações da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã com a presença da Direção da instituição e de familiares dos seniores residentes no lar, convidados pela SCMC. Até ao momento já foram realizados 24 tratamentos de Reiki a seniores acamados e em cadeira de rodas.

Resultados e espírito de equipa

Salientamos o verdadeiro espírito de equipa e trabalho conjunto feito com as técnicas da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, nomeadamente na adequação do questionário que é utilizado para registar a evolução na aplicação dos tratamentos com Reiki e preenchimento do questionário após a sessão, decorridos um ou dois dias. As técnicas registam todas as alterações verificadas no comportamento do sénior, com parâmetros de avaliação previamente definidos e com a criação de um dossier técnico de acompanhamento.

Registam-se alguns sinais de que o Reiki foi sentido pelos idosos e a imagem geral foi de que ficaram relaxados e a sentirem-se bem.

No final de uma sessão, uma voluntária ganhou um OBRIGADO de um idoso que não falava.

Voluntariado Reiki

Neste tipo de voluntariado Reiki é importante compreender o estado emocional do idoso/doente, que criou ausência de contato com a realidade com estados de regressão física e emocional. Nestes casos, os seniores perderam de vista os aspetos positivos da vida, pelo que, o cuidador pode ser envolvido por sentimentos de impotência e os técnicos podem sofrer muitas vezes de síndrome de Burnout.

O Sénior com demência tem dificuldade em interpretar o que está a sentir e comunicar esse facto. É importante identificar o tipo de comunicação não-verbal em muitos casos. E lembrarmo-nos de sorrir. Na nossa cultura o sorriso tem a conotação de “quero paz”, “somos paz”.

Cuidado com o toque
A pessoa com demência ou alteração metabólica pode entender o toque como agressão ou a pessoa que tem dificuldade visual pode assustar-se. Quando tocamos alguém, estamos a invadir o seu espaço pessoal. Por isso, é importante ficar atento aos sinais não-verbais.
Posições das mãos utilizadas num tratamento de Reiki
Verdadeiramente sentir que o Reiki vai fluir da maneira mais certa e para onde é preciso. Nestes casos, experimenta-se verdadeiramente o Só por hoje, confio. Fazer as posições que forem possíveis, principalmente as que forem mais adequadas para o sénior, não obrigando a desconforto e dor para fazer as posições tradicionais.

Só por hoje, Somos muito gratas por esta aprendizagem, crescimento e possibilidade de levar Reiki a estas pessoas fantásticas que merecem qualidade de vida, apesar das suas limitações.

Agradecemos à Santa Casa da Misericórdia da Covilhã por esta possibilidade.
E agradecemos à Associação Portuguesa de Reiki por todo o apoio.

Paula Roque e Cristina Afonso

Cartaz sessão esclarecimento