Friday, March 29, 2024

Posição das mãos num tratamento de Reiki

posições das mãosQue posição das mãos podemos usar num autotratamento ou tratamento de Reiki? Não se podem cruzar? A direita tem que estar por cima da esquerda? Devemos tocar ou nunca tocar?

“Reiki está disponível para quem procura” ~ Hawayo Takata

A prática de Reiki requer mente limpa e coração predisposto, ou seja, estar no momento presente e não preso nos pensamentos, sem julgamento e pleno de amor incondicional, na atitude de doação.

Algumas considerações sobre a energia

Reiki é sem polaridade. Como?

Considerando o Reiki como uma energia universal, vital, presente em todo o lado e disponível para todos, ela pode ser descrita como não tendo polaridade. Assumindo esse princípio ela tanto flui pelo lado esquerdo como direito do nosso corpo. Ou seja, o lado feminino e masculino, yin e yang em algumas tradições. Em métodos como a cura quântica e outros de origem taoista, a mão esquerda é receptora e a direita emissora. Isso não acontece com o Reiki. Ambas as mãos servem como condutoras da energia universal. É como se todo o nosso corpo fosse um único canal, com uma entrada pela coroa e com várias saídas.

Reiki é uma energia passiva. Como?

Dizemos que Reiki é amor incondicional, isto porque é uma energia que não pode nem é forçada para o corpo de alguém. Já experimentaram forçar amor a alguém? Não resulta, pois não? Isso é porque já não é amor.

Quando estamos verdadeiramente predispostos na acção, então é mesmo amor incondicional e a energia vital Reiki flui. Outra das vantagens (e mais uma razão do Reiki ser espectacular) é que o receptor precisa aceitar essa energia – é passiva. Se não quiser, por alguma razão, não flui mesmo para dentro dele.

A prática – posição das mãos num tratamento

“o que não quiseres que te seja feito, não faças aos outros” ~ Confúcio

Antes de fazer um tratamento a alguém temos obrigatoriamente que fazer em nós. Quem está já em nível 2 ou 3, mais responsabilidade tem e maior a obrigação de cumprir em si ou que quer fazer aos outros. As dúvidas dissolvem-se e surgem com a prática. A prática em si mesmo, além do crescimento pessoal e equilíbrio energético, leva-nos ainda mais longe, a compreender o outro! O que somos também os outros são e vice-versa.

Retomando o tema de que somos um único canal sem polaridade, vamos experimentar uma posição. Coloquem as mãos por cima da parte superior dos pulmões, junto a uma covinha nas clavículas. Terão que cruzar os braços. Deitem-se e deixem fluir. Como se sentem?

A energia flui mesmo com os braços cruzados e esses pontos irão auxiliar a tratar do estado de alma. Experimentem.

Assim como colocar a mão esquerda por cima da direita ou vice-versa, é exactamente a mesma coisa. Experimentem.

Fazer Reiki com as mãos encostadas ou ligeiramente afastadas, está a tratar aspectos diferentes e pode dar sensações diferentes. Experimentem.

O que sentiram?

A prática de Reiki pode ser intuitiva – as mãos nas posições que sentem ser necessárias fazer, não obrigatoriamente as indicadas – ou metódica – seguindo as posições típicas de um tratamento. Para verem a posição das mãos num autotratamento, podem ver este artigo.

A predisposição, deixa fluir em cada posição das mãos

“Reiki é a arte secreta de convidar a felicidade” ~ Mikao Usui

Reiki é uma arte, sem dúvida. Todos a podem praticar? sim. Para desenvolver essa arte é necessária muita mas muita prática. Ela convida felicidade porque traz-nos o equilíbrio, a paz duradoura. Essa é construída através da prática interior e exterior dos cinco princípios e do autotratamento. Reiki é muito simples, ao colocar as mãos, deixar fluir com alegria por estarmos a tratar da nossa própria felicidade. Imaginem as palmas das mãos a sorrirem enquanto flui Reiki. Como se sentem?

Deixem que a vossa intuição vos guie para a posição das mãos – irá ajudar a compreender melhor a necessidade de energia em vocês e nos outros.

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 7.326 times, 1 visits today)