sintra 2

O Núcleo de Sintra da Associação Portuguesa de Reiki (APR), coordenado por Susie Gonçalves e Sandra Duarte, comemorou o seu primeiro aniversário no dia 27 de junho, durante a festa do final de ano letivo dos alunos da Associação QE, instituição onde tem desenvolvido os seus projetos de voluntariado. Segue uma entrevista às coordenadoras em jeito de balanço deste primeiro ano de atividade.

Parabéns pelo primeiro ano como Núcleo da APR em Sintra. Durante este tempo, qual foi o momento mais forte para o Núcleo?
Muito gratas pelo vosso apoio e um agradecimento especial aos voluntários que tornam possível o desenvolvimento dos nossos projetos de voluntariado. O momento mais forte para o Núcleo foi a participação no Mercado Solidário de Primavera, organizado pela Diakonia. Foram três dias de experiências bastante diversificadas, com muita aprendizagem e convívio com as pessoas e com os nossos voluntários, em que pudemos estar à disposição da população para informar e esclarecer tudo sobre o Reiki, a APR e o Núcleo. Além disso, foi muito gratificante por termos contribuído para ajudar a Diakonia a desenvolver os seus projetos de apoio social.

Como é o reconhecimento ou a compreensão do Reiki na vossa região?
Sentimos que temos ainda um longo caminho a percorrer no que toca à divulgação. Há quem procure o Reiki por necessidade e já com alguma compreensão, outras pessoas procuram apenas por curiosidade e com muitas crenças ainda por desmistificar.

O que acreditam que poderia ser ainda mais benéfico para que o Reiki estivesse mais presente em Sintra?
Não sabemos bem. Este primeiro ano foi para nós um ano de adaptação, de organização e de aprendizagem de como podemos funcionar melhor daqui para a frente. Sabemos que devemos continuar com o nosso trabalho de divulgação e apoio aos associados mas estamos recetivas a outras sugestões e, como é óbvio, contamos com todos os que nos quiserem ajudar nesta missão.

Desenvolvem o vosso projeto de voluntariado numa área muito delicada e exigente – a pessoa com deficiência. Que benefícios destacam para a instituição e para os seus utentes?
Para a instituição os benefícios sentidos dizem respeito ao funcionamento do dia-a-dia nas residências, onde se criou uma rotina de domingo, geradora de um bem-estar que se alastra a todo o meio envolvente. Como benefícios para os utentes podemos mencionar que o Reiki trouxe maior tranquilidade e equilíbrio aos mais agitados. Os utentes mais agressivos tornaram-se mais serenos e melhoraram a sua interação com os restantes. Também o facto de receberem a visita de voluntários, vindos de fora, para dar atenção aos utentes residentes, promoveu a relação de 1 para 1, muito importante para a auto-estima deles.
Que recomendações dão a outros praticantes que queiram dedicar-se a este tipo de tratamentos?
Recomendamos aos praticantes que se permitam passar por novas experiências. São oportunidades únicas de aprendizagem e evolução, muito gratificantes. O primeiro passo começa com a formação inicial de voluntariado, mas é fundamental que a integração numa instituição passe também por uma formação específica para conhecerem a instituição e o seu funcionamento, os perfis dos utentes e suas patologias, possíveis reações e como atuar em determinadas situações comportamentais. Quem possuir os requisitos mínimos e tiver interesse em integrar a equipa de voluntários de Reiki na QE, pode entrar em contato connosco.
Como veem o núcleo de Sintra daqui a um ano?
Não vemos (risos)! Vivemos de acordo com os Cinco Princípios e Só por hoje apenas sabemos que daqui a um ano estaremos a colher o resultado daquilo que semearmos no dia-a-dia até lá. Não fazemos planos e confiamos que tudo surge na altura certa e nunca por acaso, por isso continuaremos a trabalhar honestamente no cumprimento da nossa missão. O que desejamos é que daqui a um ano tenhamos um Núcleo mais crescido, com mais alguns voluntários dedicados e que todos juntos possamos dizer que foi mais um ano que valeu a pena!

Contactos do Núcleo de Sintra

Rua José Alfredo da Costa Azevedo, nº 10 – Escritório A 2635-585 Rio de Mouro