nucleo braga

Hoje apresentamos o Núcleo de Braga, coordenado por Eugénia Carvalho, Isabel e Vasco. Nesta entrevista falam-nos do que os motivou a criarem o núcleo, do que têm vindo a concretizar e dos projetos que têm para continuar a divulgação da terapia complementar e filosofia de vida Reiki.

Há quanto tempo estão ligados à Associação Portuguesa de Reiki e de que forma têm vindo a colaborar?

Tudo começou na altura em que fizemos o Curso Preparatório de Terapeutas Complementares de Reiki em Agosto de 2012. Tínhamos iniciado o nosso caminho no Reiki muito antes, mas foi no núcleo de Barcelos que repetimos o primeiro e segundo níveis de Reiki com a mestre Sílvia Oliveira. Depressa percebemos que a Associação Portuguesa de Reiki tinha uma postura credível e séria. A aprendizagem fazia-se de forma sustentada, indo de encontro às nossas necessidades.

Depois de nos tornarmos associados, a ligação com a APR tem sido de acompanhamento e divulgação constantes.

Começámos por colaborar ocasionalmente numa ação de voluntariado através do Núcleo da APR de Barcelos numa campanha de sensibilização e divulgação do Reiki. Desde então, procuramos acompanhar as acções da APR, quer nos congressos, quer na difusão da Associação. Iniciamos o voluntariado por iniciativa própria desde que somos terapeutas, em instituições e as pessoas carenciadas.

Assumir a coordenação de um núcleo é um grande desafio. O que vos motivou a dar este importante passo?

Assumir a coordenação do Núcleo de Braga acabou por ser uma consequência natural do caminho que percorremos até agora. Depois de nos tornarmos mestres, surgiu a necessidade de passarmos ao próximo degrau: continuar a difundir o Reiki, formar novos reikianos, trabalhar as terapias de forma consistente para evoluirmos no conhecimento e na sensibilidade. Vivendo em Braga, assumirmos a responsabilidade de ser o rosto e o coração de um Núcleo da APR faria todo o sentido, embora não pensássemos que esse passo surgisse tão cedo.

O João Magalhães foi o percutor deste projeto de vida, ao lançar-nos o desafio de abrirmos o Núcleo e dando-nos o seu voto de confiança. Também a nossa mestre Sílvia Oliveira avalizou a capacidade de o fazermos.

Consideramos ser uma mais-valia o facto de sermos três, unidos pela caminhada que fazemos desde o início, pelo compromisso comum no Reiki e pela maior facilidade na divisão de tarefas. Estamos gratos pela fluidez e celeridade com que este projecto se concretizou. Tudo faremos para estarmos à altura desta missão que abraçámos.

Que projetos estão a desenvolver no âmbito da coordenação do Núcleo?

Tendo por base os pilares da difusão, prática e investigação do Reiki, um dos primeiros propósitos foi o de divulgar a existência do Núcleo de Braga, aproveitando as sinergias dos conhecimentos e relações por nós estabelecidas antes de abrirmos o Núcleo de Braga.

Já celebrámos protocolos de voluntariado com a AFA – Associação de Famílias Amarense e com a APCB – Associação de Paralisia de Braga, para que os utentes, os familiares diretos e os colaboradores daquelas instituições possam usufruir gratuitamente de terapias de Reiki. Em breve iremos fazer palestras de esclarecimento e estabelecer novos protocolos. Vamos dar continuidade a iniciativas que já tínhamos vindo a desenvolver no âmbito da prática, investigação e difusão do Reiki.

Os Momentos com Reiki, acontecem periodicamente no Núcleo de Braga e condensam as partilhas, tertúlias, chá com Reiki, meditação e esclarecimentos sobre Reiki  e sobre a Associação.

Vamos continuar com o Reiki solidário no Natal, com a comemoração do Dia Internacional do Reiki e com eventos sazonais, que visam a difusão e vivência do Reiki, como por exemplo o Reiki Natura, o Sunset Reiki, o Reiki On The Road e retiros com Reiki. O convívio saudável entre reikianos também é uma das nossas apostas, pelo que realizamos eventos com esse intuito. Pontualmente temos dias abertos com oferta de terapias Reiki e sessões de esclarecimento. Elaboramos ainda uma revista digital, com periodicidade mensal, cujo tema central é o Reiki, onde é feita a divulgação de actividades levadas a cabo pelo núcleo e pelo CMT.R cujo projecto aglutina o Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki.

Contactos do Núcleo de Braga

Coordenadores: Eugénia Carvalho / Isabel / Vasco
Morada: Av. Artur Soares, 352  S. Vicente  4700-363  BRAGA
Telemóvel: 965098476