Saturday, October 31, 2020

APR marcou presença no 6.º Encontro Nacional do Voluntariado em Saúde

IMG_0634

No dia 4 de outubro realizou-se, em Santa Maria da Feira, o 6.º Encontro Nacional do Voluntariado em Saúde, organizado pela Federação Nacional de Voluntariado em Saúde (FNVS). Valter Jacinto, vice-presidente da Associação Portuguesa de Reiki, integra os órgãos sociais da FNVS e falou sobre “As Terapias Complementares nos Cuidados de Saúde”, dando como exemplo o Reiki.

O encontro teve como tema central “O Papel do Voluntariado na Saúde” e contou com a participação de cerca de 300 voluntários, convidados e amigos do voluntariado desenvolvido em unidades e equipamentos de saúde, sobretudo no Serviço Nacional de Saúde (SNS). O evento foi promovido e organizado pela FNVS, em parceria com a Liga dos Amigos do Hospital S. Sebastião e o apoio de diversas entidades públicas e privadas.

Vários foram os oradores que participaram, oriundos não só do SNS como dos vários tipos de voluntariado desenvolvido. No final, as conclusões do encontro foram aprovadas por unanimidade. Aqui damos conta do ponto relativo à terapia complementar Reiki:

«Reconhecem que o Reiki, terapia complementar de origem japonesa baseada na manipulação da energia vital através da imposição das mãos, e que tem o objetivo de restabelecer o equilíbrio vital, contribuir para a eliminação de doenças e promover a saúde e o bem-estar. Reconhecem também que o Voluntariado Reiki, protagonizado por voluntários especializados, pode ser, nas Unidades e Equipamentos de Saúde e não só, uma boa ajuda aos colaboradores profissionais, aos voluntários e aos utentes. Reconhecem também que se trata de atividade gratuita, e que o contributo do voluntário Reiki se rege pelos princípios da responsabilidade, da idoneidade e da compreensão da sua área e da dimensão humana ao nível do respeito e da sensibilidade pelo próximo, valorizando substancialmente a terapia Reiki que se mostra como um excelente complemento à vida, que promove a cura sem olhar a quem, e que é prestação de amor  incondicional.»

Conclusões do 6.º Encontro Nacional do Voluntariado em Saúde

IMG_0627

IMG_0621

IMG_0636